Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Celebração pelo dia da independência em Teresópolis terá novo formato e será antecipada

Evento cívico da rede municipal será realizado no sábado (6), com programação cultural e esportiva na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Luiz Bandeira

Neste ano, a celebração do Dia da Independência em Teresópolis passará por mudanças significativas. Tradicionalmente marcada por desfiles cívicos no dia 7 de setembro, a comemoração da rede municipal de ensino foi antecipada para o sábado, dia 6, e será realizada nos arredores e dentro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras.

A alteração, segundo a secretária municipal de Educação, professora Carla Rabello, foi necessária devido à realização de grandes eventos realizados no mesmo dia, como o encontro nacional de karatê no Ginásio Pedrão — local que normalmente funciona como base logística da Secretaria de Educação durante o desfile. “Diante da quantidade de eventos bacanas que Teresópolis vai receber nesse final de semana, entendemos que, para garantir a segurança dos nossos alunos, alteramos o formato da celebração. O tradicional desfile dará lugar a uma atividade cívica elaborada, pensada especialmente para marcar os 203 anos da Independência do Brasil”, explicou a secretária.

Protagonismo infantil
Com o tema “O Brasil que queremos: vozes que brincam e transformam”, a celebração integra o projeto anual da rede municipal de ensino, “Vozes que transformam”, e contará com uma programação diversa, voltada ao protagonismo estudantil e à valorização da cidadania.

A abertura oficial será às 9h, com a presença do prefeito Leonardo Vasconcellos e demais autoridades. Em seguida, os arredores da Casa de Cultura se transformarão em um grande espaço de integração. Oficinas culturais, atividades esportivas, apresentações de bandas escolares, jogos como ping pong e até oficinas de “bafo” farão parte da manhã cívica.

A expectativa da Secretaria Municipal de educação é de que os arredores da Casa de Cultura se transformem em um grande espaço de integração para os alunos da rede. Foto: Arquivo O Diário

“Nosso objetivo é garantir uma celebração significativa. Vai ser uma manhã muito bacana e diferente. Queremos comemorar, mas também provocar reflexões importantes sobre o que é a independência e o papel de cada um de nós na construção de um país melhor”, ressaltou Carla Rabello.

Programação aberta ao público
Embora a atividade tenha como foco os alunos da rede municipal de ensino — que participarão em caráter de sábado letivo, o evento será aberto ao público. “Todos os teresopolitanos que quiserem celebrar conosco esse momento importante, estão convidados. Será uma oportunidade de integração e de vivência cívica para toda a comunidade”, afirmou a secretária.

A programação se estenderá até o meio-dia. Haverá apresentação das bandas de fanfarra das escolas municipais Belkis Frony Morgado, CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, Sakurá, Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT) e do CIA Francisco Lippi (unidade estadual) e a banda convidada Fanfarra Terê. Roda de Capoeira; roda de conversa sobre tranças africanas; oficinas de Stencil Adinkra; pintuagem; brincadeiras, como jogo de damas, jogo da velha e amarelinha africana; festival de bolhas de sabão e ping-pong também estão entre as atividades.

Trânsito
Com relação ao trânsito no entorno do evento, a Rua Josefa Jorge, que fica na lateral da praça, ficará interditada durante a realização das atividades.

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE