Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Celebração pelo dia da independência em Teresópolis terá novo formato e será antecipada

Evento cívico da rede municipal será realizado no sábado (6), com programação cultural e esportiva na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Luiz Bandeira

Neste ano, a celebração do Dia da Independência em Teresópolis passará por mudanças significativas. Tradicionalmente marcada por desfiles cívicos no dia 7 de setembro, a comemoração da rede municipal de ensino foi antecipada para o sábado, dia 6, e será realizada nos arredores e dentro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras.
A alteração, segundo a secretária municipal de Educação, professora Carla Rabello, foi necessária devido à realização de grandes eventos realizados no mesmo dia, como o encontro nacional de karatê no Ginásio Pedrão — local que normalmente funciona como base logística da Secretaria de Educação durante o desfile. “Diante da quantidade de eventos bacanas que Teresópolis vai receber nesse final de semana, entendemos que, para garantir a segurança dos nossos alunos, alteramos o formato da celebração. O tradicional desfile dará lugar a uma atividade cívica elaborada, pensada especialmente para marcar os 203 anos da Independência do Brasil”, explicou a secretária.

Protagonismo infantil
Com o tema “O Brasil que queremos: vozes que brincam e transformam”, a celebração integra o projeto anual da rede municipal de ensino, “Vozes que transformam”, e contará com uma programação diversa, voltada ao protagonismo estudantil e à valorização da cidadania.
A abertura oficial será às 9h, com a presença do prefeito Leonardo Vasconcellos e demais autoridades. Em seguida, os arredores da Casa de Cultura se transformarão em um grande espaço de integração. Oficinas culturais, atividades esportivas, apresentações de bandas escolares, jogos como ping pong e até oficinas de “bafo” farão parte da manhã cívica.
“Nosso objetivo é garantir uma celebração significativa. Vai ser uma manhã muito bacana e diferente. Queremos comemorar, mas também provocar reflexões importantes sobre o que é a independência e o papel de cada um de nós na construção de um país melhor”, ressaltou Carla Rabello.

Programação aberta ao público
Embora a atividade tenha como foco os alunos da rede municipal de ensino — que participarão em caráter de sábado letivo, o evento será aberto ao público. “Todos os teresopolitanos que quiserem celebrar conosco esse momento importante, estão convidados. Será uma oportunidade de integração e de vivência cívica para toda a comunidade”, afirmou a secretária.
A programação se estenderá até o meio-dia. Haverá apresentação das bandas de fanfarra das escolas municipais Belkis Frony Morgado, CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, Sakurá, Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT) e do CIA Francisco Lippi (unidade estadual) e a banda convidada Fanfarra Terê. Roda de Capoeira; roda de conversa sobre tranças africanas; oficinas de Stencil Adinkra; pintuagem; brincadeiras, como jogo de damas, jogo da velha e amarelinha africana; festival de bolhas de sabão e ping-pong também estão entre as atividades.

Trânsito
Com relação ao trânsito no entorno do evento, a Rua Josefa Jorge, que fica na lateral da praça, ficará interditada durante a realização das atividades.

Edição 03/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis passa a sediar provas do Exame da OAB

Celebração pelo dia da independência em Teresópolis terá novo formato e será antecipada

Moradores de Teresópolis caem em golpes aplicados pela internet

Pastor do Passinho de Teresópolis conquista a TV nacional com dança e fé

Flagra inusitado no trânsito de Teresópolis levanta alerta sobre segurança e infrações

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE