Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Centro Cultural Bernardo Monteverde, o polo de cultura do bairro do Alto

Espaço abriga Núcleo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos e biblioteca com mais de seis mil títulos

Espaço de ensino de música e de acesso a múltiplos saberes musicais, o Centro Cultural Bernardo Monteverde, no bairro do Alto, é um dos equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura que vale a pena conhecer. Ele abriga a Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli, um dos cinco núcleos avançados da renomada Escola de Música Villa-Lobos no estado do Rio de Janeiro. Comprometida com a formação musical de crianças, jovens e adultos, atualmente a unidade oferece aulas práticas de teoria musical, de técnica vocal e de instrumentos para cerca de 100 alunos nos cursos gratuitos de Musicalização Infantil, Iniciação Musical e Formação em Música.
“Temos uma estrutura muito bem montada para atender nossos alunos, instrutores e visitantes, com seis salas de aula, auditório, dependências administrativas e espaço para atividades ao ar livre. Também temos um amplo acervo, com violão, guitarra, violino, cavaquinho, clarineta, flauta doce e transversa, entre outros, para garantir que os alunos que ainda não possuem seus instrumentos musicais frequentem as aulas”, assinala o subsecretário municipal de Cultura, Arnaldo Almeida.

Espaço no bairro do Alto é um dos equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura que vale a pena conhecer. Foto: Jorge Maravilha / AsComPMT

Doação ao município
Doado à Prefeitura de Teresópolis em 1994 pelo empresário e humanista Bernardo Monteverde (1912-1997) e inaugurado em 1998, o Centro Cultural fica localizado na Avenida Oliveira Botelho, 210, sobreloja, no Alto. Funciona de segunda a quinta, das 8h às 21h, e na sexta, das 8h às 18h.

Inscrições abertas
Boa notícia para os interessados é que estão abertas, e seguem até o dia 12 de fevereiro, as inscrições para 12 vagas do curso de Musicalização Infantil (de 7 a 9 anos) e para 33 vagas do curso de Formação Musical (Módulo II, a partir de 13 anos). As oportunidades serão preenchidas por meio de sorteio público entre os candidatos inscritos. O Edital 01/2025, com todas as regras, pode ser conferido no link https://www.teresopolis.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Diario-Regular-Ed.-13-Ano-10-Escola-musica-1.pdf . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-3352 ramal 436 e pelo whatsapp (21) 97159-4813.

Espaço no bairro do Alto é um dos equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura que vale a pena conhecer. Foto: Jorge Maravilha / AsComPMT

Biblioteca e digitalização do acervo
O Centro Cultural abriga a Biblioteca Esterzinha Monteverde, que mantém cerca de 6.500 exemplares de literatura brasileira e estrangeira, música, teatro, poesia e livros didáticos, entre outros títulos, e possui 350 associados. Está aberta à visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h, período em que os interessados podem se inscrever e fazer sua carteirinha. Basta apresentar RG, comprovante de residência atual em Teresópolis e uma foto 3×4.
Outra novidade é a digitalização do acervo. “Estamos implementando o software gratuito BIBLIVRE para digitalizar o acervo da biblioteca e facilitar o acesso dos visitantes. Futuramente, os interessados poderão fazer suas consultas online, sem sair de casa”, revela Arnaldo Almeida, referindo-se ao programa Biblioteca Livre, de gerenciamento e catalogação de acervos de bibliotecas públicas e privadas e que permite a inclusão digital do cidadão.

O Centro Cultural fica localizado na Avenida Oliveira Botelho, 210, sobreloja, no Alto. Foto: Jorge Maravilha / AsComPMT
Espaço abriga a Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli, um dos cinco núcleos avançados da renomada Escola de Música Villa-Lobos no estado do Rio de Janeiro. Foto: Jorge Maravilha / AsComPMT
Edição 05/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Atingido por veículo, poste corre risco de tombar

Polícia Civil investiga envolvimento de vítimas de duplo homicídio em disputa entre facções

Estudantes devem ficar atentos ao prazo para solicitar o cartão RioCard Escolar

IPTU 2025: Cota única paga até 28 de fevereiro tem 10% de desconto

Parque aquático inflável continua no Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE