Espaço de ensino de música e de acesso a múltiplos saberes musicais, o Centro Cultural Bernardo Monteverde, no bairro do Alto, é um dos equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura que vale a pena conhecer. Ele abriga a Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli, um dos cinco núcleos avançados da renomada Escola de Música Villa-Lobos no estado do Rio de Janeiro. Comprometida com a formação musical de crianças, jovens e adultos, atualmente a unidade oferece aulas práticas de teoria musical, de técnica vocal e de instrumentos para cerca de 100 alunos nos cursos gratuitos de Musicalização Infantil, Iniciação Musical e Formação em Música.
“Temos uma estrutura muito bem montada para atender nossos alunos, instrutores e visitantes, com seis salas de aula, auditório, dependências administrativas e espaço para atividades ao ar livre. Também temos um amplo acervo, com violão, guitarra, violino, cavaquinho, clarineta, flauta doce e transversa, entre outros, para garantir que os alunos que ainda não possuem seus instrumentos musicais frequentem as aulas”, assinala o subsecretário municipal de Cultura, Arnaldo Almeida.
Doação ao município
Doado à Prefeitura de Teresópolis em 1994 pelo empresário e humanista Bernardo Monteverde (1912-1997) e inaugurado em 1998, o Centro Cultural fica localizado na Avenida Oliveira Botelho, 210, sobreloja, no Alto. Funciona de segunda a quinta, das 8h às 21h, e na sexta, das 8h às 18h.
Inscrições abertas
Boa notícia para os interessados é que estão abertas, e seguem até o dia 12 de fevereiro, as inscrições para 12 vagas do curso de Musicalização Infantil (de 7 a 9 anos) e para 33 vagas do curso de Formação Musical (Módulo II, a partir de 13 anos). As oportunidades serão preenchidas por meio de sorteio público entre os candidatos inscritos. O Edital 01/2025, com todas as regras, pode ser conferido no link https://www.teresopolis.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Diario-Regular-Ed.-13-Ano-10-Escola-musica-1.pdf . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-3352 ramal 436 e pelo whatsapp (21) 97159-4813.
Biblioteca e digitalização do acervo
O Centro Cultural abriga a Biblioteca Esterzinha Monteverde, que mantém cerca de 6.500 exemplares de literatura brasileira e estrangeira, música, teatro, poesia e livros didáticos, entre outros títulos, e possui 350 associados. Está aberta à visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h, período em que os interessados podem se inscrever e fazer sua carteirinha. Basta apresentar RG, comprovante de residência atual em Teresópolis e uma foto 3×4.
Outra novidade é a digitalização do acervo. “Estamos implementando o software gratuito BIBLIVRE para digitalizar o acervo da biblioteca e facilitar o acesso dos visitantes. Futuramente, os interessados poderão fazer suas consultas online, sem sair de casa”, revela Arnaldo Almeida, referindo-se ao programa Biblioteca Livre, de gerenciamento e catalogação de acervos de bibliotecas públicas e privadas e que permite a inclusão digital do cidadão.