Maria Eduarda Maia
O Centro de Atendimento ao Empreendedor acaba de completar um ano de atividades em Teresópolis. Instalado em área anexa à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, no primeiro piso da prefeitura, o órgão oferece um atendimento gratuito aos empreendedores, agregando significativamente para a economia do município. O equipamento funcionava em outro local, na Câmara de Dirigentes de Lojistas, e desde sua mudança para o prédio prefeitura o número de atendimentos cresce de maneira expressiva.

O CAE oferece atendimento gratuito a empreendedores hipossuficientes, como baixa de CNPJ, verificação da situação cadastral da empresa, distrato, orientações sobre MEI e certidões on-line, entre outros serviços voltados ao empreendedor. A iniciativa é resultado de Termo de Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).

Excelentes números
Desde a inauguração do equipamento, em agosto de 2024, até fevereiro de 2025, período em que o CAE realizava suas atividades na Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL), já impactando positivamente no município, foram efetuados 340 atendimentos. Após a mudança de local, esse número contou com um aumento expressivo, indo para mais de três mil atendimentos em apenas seis meses. “O avanço foi imenso. Estamos falando de 10 vezes mais atendimentos em um espaço menor de tempo. Essa mudança foi fundamental, conseguindo atender todos”, pontuou o superintendente de Controle Interno da JUCERJA, Paulo Cunha, em entrevista ao Diário, destacando também que muitas pessoas ao realizarem outros serviços na Prefeitura, passam no local para esclarecimento de dúvidas e realização das atividades aos empreendedores.

Para a coordenadora do CAE Teresópolis, Miriam Sequeira, a visibilidade do equipamento na Prefeitura é muito importante, além de outras parcerias. “Com essa mudança, o número de atendimentos cresceu de uma maneira exponencial. Isso também se deve por conta da parceria com a Receita Federal e SEBRAE, que indicam a gente”, disse, frisando que o equipamento funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Importância do equipamento
O vereador Marcos Rangel, responsável por solicitar a mudança de local do CAE, ressaltou a relevância do equipamento para os empreendedores. “O CAE é muito importante para aquelas pessoas que mais precisam, já que são prestados todos os serviços necessários. Com o equipamento, você traz para as pessoas essa comodidade da coisa pública atendendo de imediato”, frisou o vereador, destacando que o CAE foi instalado em Teresópolis graças à articulação do deputado estadual André Correa, junto com os outros órgãos, que prontamente atenderam Teresópolis.
