O Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) está em pleno funcionamento. Trata-se de um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras. O Centro oferece uma série de especialidades, que poderão atender a variados casos e necessidades de cada paciente, já que cada um tem sua peculiaridade e, não necessariamente precisará usufruir de todas as especialidades. “A obesidade é uma doença crônica, progressiva, recidivante e uma epidemia global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os maiores benefícios das cirurgias bariátrica e metabólica, além da perda de peso, são a remissão das doenças associadas à obesidade, o aumento da longevidade e a melhoria na qualidade de vida”, explica o Dr. Leonardo Ferraz, coordenador do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO.
Confira a seguir as especialidades oferecidas pelo Centro:
Cardiologia – O cardiologista tem papel fundamental no processo para a cirurgia bariátrica. É ele quem vai monitorar, tratar e otimizar o desempenho cardíaco do paciente.
Cirurgia Bariátrica – É o tratamento mais eficaz para a perda de peso e, principalmente, para a manutenção do peso perdido quando se trata de casos graves de obesidade ou quando a obesidade já traz complicações metabólicas, osteoarticulares ou psicossociais.
Cirurgia Metabólica – Enquanto a Cirurgia Bariátrica tem como objetivo principal a redução do peso em pacientes com obesidade moderada e severa, a Cirurgia Metabólica refere-se ao tratamento cirúrgico prioritário do Diabetes Tipo 2 e de outras doenças que compõem a chamada síndrome metabólica.
Cirurgia Plástica – Muitos pacientes que tiveram boa perda ponderal após a Cirurgia Bariátrica necessitarão realizar cirurgias plásticas reparadoras no abdome, nas mamas, nas coxas e nos braços.
Endocrinologia e Metabologia – Uma avaliação clínica/endocrinológica inicial é essencial para rastrear possíveis doenças associadas à obesidade, doenças causadoras de obesidade e transtornos alimentares.
Endoscopia – Terapias endoscópicas, como o balão intragástrico, podem fazer parte do arsenal de tratamento da obesidade para os pacientes que falharam com o tratamento clínico e que não são elegíveis ao tratamento cirúrgico.
Fisioterapia – Portadores de obesidade grave, por vezes, precisam de programas de pré-habilitação antes da cirurgia bariátrica, assim como reabilitação após o procedimento.
Nutrição – As consultas nutricionais que antecedem a cirurgia ajudarão o paciente a compreender a importância da alimentação balanceada de forma a evitar problemas no pós-operatório.
Pneumologia – Doenças pulmonares, como asma e apneia do sono, podem estar presentes na obesidade e necessitarem de avaliação e de tratamento especializados.
Psicologia – A participação do psicólogo no processo inicia-se logo após a indicação cirúrgica, quando é feita uma Avaliação Psicológica do paciente.
Psiquiatria – Distúrbios comportamentais e alimentares podem causar ou agravar a obesidade e necessitam ser adequadamente identificados e tratados para que não interfiram no resultado final do seu tratamento. Para mais informações acesse: unifeso.edu.br/bariatrica/ ou ligue (21) 99650-6064.