Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Centro Excursionista Teresopolitano elege nova diretoria

Única entidade oficial de montanhismo na cidade, CET tem pela primeira vez uma mulher na presidência

Aprovada por aclamação, foi eleita nesta segunda-feira (18), a nova diretoria do Centro Excursionista Teresopolitano. O CET é única entidade oficial de montanhismo do município, com filiação na Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), e, pela primeira vez, terá à frente uma mulher. A jovem montanhista Letícia Monclaro ocupará o cargo de presidente pelo período de dois anos, tendo como vice o experiente Leandro Nobre, o Leandrinho, que passou por todas as diretorias desde a fundação do clube – em 04 de agosto de 1998. Também compõem a chapa aprovada pelos antigos associados Victor Vieira (Diretor Técnico), Katherine “Katty” Ammon (Secretária), Norma Suely (Diretora Social), Dantas Ribeiro (Diretor Financeiro) e Marcello Medeiros (Diretor de Comunicação). Também foi escolhido um Conselho Fiscal para acompanhar os trabalhos do grupo.

A assembleia de eleição da nova diretoria foi realizada no auditório do Diário, na Rua Carmela Dutra. Antigos sócios participaram da apresentação da atual situação do clube e aprovaram a ideia de reestruturação, incluindo os nomes dos que se propuseram a continuar a história da agremiação fundada a partir de uma ideia do lendário montanhista Mozart Catão, falecido naquele mesmo ano na Face Sul do Monte Aconcágua, na Argentina.

Assembleia foi realizada na sede do Diário, em Agriões, onde antigos sócios aprovaram a nova diretoria. Foto: Divulgação

Desde que foi criado, o CET teve grande participação nas conquistas relacionadas à prática do esporte que tem tudo a ver com Teresópolis, formando montanhistas e escaladores de acordo com as práticas de mínimo impacto e sustentabilidade. Nos últimos anos, porém, o clube passou a enfrentar dificuldades por conta da paralisação das atividades no período pandêmico. Com a diretoria desfeita, foi necessário iniciar todo o processo para a recuperação legal e funcional do Teresopolitano, que recebeu de fora grande apoio para seu retorno, estando entre os incentivadores a Femerj.

Se associe!
Foi necessário realizar uma cotização entre antigos associados para poder regularizar a parte documental do CET, que ainda acumulou dívidas após o encerramento forçado das atividades. Por isso, entre os tópicos apresentados na assembleia foi destacada a importância da manutenção das mensalidades pelos associados, fundamental para manter os custos do clube e permitir investimento em equipamentos e formação não só dos guias, mas também dos próprios frequentadores. Assim, só poderão participar das excursões aqueles que estivem com a mensalidade ou anuidade em dia, lembrando que sócios semestrais ou anuais têm direito a uma carteirinha que garante desconto em sites como o Gear Tips e ClimbCenter, além de parques Brasil a fora.

Excursões
Já estão planejadas as excursões para os próximos três meses. Nesse período, quente e chuvoso, serão realizadas trilhas curtas e algumas com possibilidade de banho de cachoeira, permitindo aproveitar os ambientes naturais mesmo fora do período adequado para a prática do montanhismo. As trilhas mais longas, que demandam boa parte do dia ou mesmo um dia todo, ficarão para as estações mais adequadas para tal.

Galeria de presidentes
O primeiro presidente do CET foi Hudson Malta, substituído anos depois por Marco Catão. Em seguida assumiu Marcos André “Bocão” Azevedo, que deu lugar a Marcello Medeiros. Passaram ainda pela presidência Alexandre Formiga, Leandro Nobre e Fabiano Basílio. Letícia Monclaro inaugura a galeria das mulheres à frente do Centro Excursionista Teresopolitano, que em gestões anteriores teve a participação de outras montanhistas, mas nunca no cargo principal. Outros clubes da região, como o Centro Excursionista Petropolitano (CEP) já realizaram essa importante mudança. Saiba mais sobre o CET no Instagram @centroexcursionista_cet

Nova diretoria do Centro Excursionista Teresopolitano para o próximo biênio. Foto: Divulgação
Edição 21/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dependência, Independência ou interdependência?

O Amor pelo Rio e o G-20

Programa “Limpa Rio” não resolve situação do Paquequer

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será no dia 19

Resgatada de maus tratos, cadela Jade ainda não encontrou um novo lar

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE