Aprovada por aclamação, foi eleita nesta segunda-feira (18), a nova diretoria do Centro Excursionista Teresopolitano. O CET é única entidade oficial de montanhismo do município, com filiação na Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), e, pela primeira vez, terá à frente uma mulher. A jovem montanhista Letícia Monclaro ocupará o cargo de presidente pelo período de dois anos, tendo como vice o experiente Leandro Nobre, o Leandrinho, que passou por todas as diretorias desde a fundação do clube – em 04 de agosto de 1998. Também compõem a chapa aprovada pelos antigos associados Victor Vieira (Diretor Técnico), Katherine “Katty” Ammon (Secretária), Norma Suely (Diretora Social), Dantas Ribeiro (Diretor Financeiro) e Marcello Medeiros (Diretor de Comunicação). Também foi escolhido um Conselho Fiscal para acompanhar os trabalhos do grupo.
A assembleia de eleição da nova diretoria foi realizada no auditório do Diário, na Rua Carmela Dutra. Antigos sócios participaram da apresentação da atual situação do clube e aprovaram a ideia de reestruturação, incluindo os nomes dos que se propuseram a continuar a história da agremiação fundada a partir de uma ideia do lendário montanhista Mozart Catão, falecido naquele mesmo ano na Face Sul do Monte Aconcágua, na Argentina.
Desde que foi criado, o CET teve grande participação nas conquistas relacionadas à prática do esporte que tem tudo a ver com Teresópolis, formando montanhistas e escaladores de acordo com as práticas de mínimo impacto e sustentabilidade. Nos últimos anos, porém, o clube passou a enfrentar dificuldades por conta da paralisação das atividades no período pandêmico. Com a diretoria desfeita, foi necessário iniciar todo o processo para a recuperação legal e funcional do Teresopolitano, que recebeu de fora grande apoio para seu retorno, estando entre os incentivadores a Femerj.
Se associe!
Foi necessário realizar uma cotização entre antigos associados para poder regularizar a parte documental do CET, que ainda acumulou dívidas após o encerramento forçado das atividades. Por isso, entre os tópicos apresentados na assembleia foi destacada a importância da manutenção das mensalidades pelos associados, fundamental para manter os custos do clube e permitir investimento em equipamentos e formação não só dos guias, mas também dos próprios frequentadores. Assim, só poderão participar das excursões aqueles que estivem com a mensalidade ou anuidade em dia, lembrando que sócios semestrais ou anuais têm direito a uma carteirinha que garante desconto em sites como o Gear Tips e ClimbCenter, além de parques Brasil a fora.
Excursões
Já estão planejadas as excursões para os próximos três meses. Nesse período, quente e chuvoso, serão realizadas trilhas curtas e algumas com possibilidade de banho de cachoeira, permitindo aproveitar os ambientes naturais mesmo fora do período adequado para a prática do montanhismo. As trilhas mais longas, que demandam boa parte do dia ou mesmo um dia todo, ficarão para as estações mais adequadas para tal.
Galeria de presidentes
O primeiro presidente do CET foi Hudson Malta, substituído anos depois por Marco Catão. Em seguida assumiu Marcos André “Bocão” Azevedo, que deu lugar a Marcello Medeiros. Passaram ainda pela presidência Alexandre Formiga, Leandro Nobre e Fabiano Basílio. Letícia Monclaro inaugura a galeria das mulheres à frente do Centro Excursionista Teresopolitano, que em gestões anteriores teve a participação de outras montanhistas, mas nunca no cargo principal. Outros clubes da região, como o Centro Excursionista Petropolitano (CEP) já realizaram essa importante mudança. Saiba mais sobre o CET no Instagram @centroexcursionista_cet