Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Centro Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas em Teresópolis vai iniciar cadastros

Os cadastros deverão ser feitos presencialmente, na Secretaria Municipal de Saúde, através da ouvidoria SUS .

Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a Prefeitura Municipal de Teresópolis dá início aos cadastros para o Centro Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas. Inaugurado no dia 6 de julho, como parte das comemorações dos 134 anos de Teresópolis, o Centro atenderá crianças de 3 a 12 anos de idade, prioritariamente matriculadas na Rede Municipal de Ensino, e os cadastros poderão ser feitos diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Ouvidoria SUS.

Para realizar o cadastro, o responsável deverá comparecer à Ouvidoria SUS com os seguintes documentos: original e cópia do RG da criança e do responsável; Comprovante de residência; caderneta de vacinação da criança; Declaração escolar em papel timbrado e assinado pela diretora da instituição; Laudo médico atualizado.

Após a realização do cadastro, a criança será encaminhada para o Centro Multidisciplinar, onde passará por avaliação com o Neuropediatra, que definirá o plano de cuidados de cada paciente. Também nessa etapa, será definido se as terapias serão realizadas apenas no Centro Multidisciplinar ou também no Centro de Equoterapia. Neste caso, o translado entre o Centro Multidisciplinar e o Centro Hípico serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com vans exclusivas para o serviço.

O Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas oferece um ambiente acolhedor e bem estruturado, com salas para a prática de integração sensorial, musicoterapia e oficinas criativas, espaço para atividades multidisciplinares e área externa. O Centro conta com uma equipe de psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, arteterapeutas e nutricionistas. Já o Centro de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas, é considerado o maior do estado do Rio de Janeiro a oferecer, de forma gratuita, a prática que utiliza o movimento tridimensional do cavalo como recurso terapêutico. Através dela, são observados avanços na coordenação motora, equilíbrio, força muscular, consciência corporal, atenção, flexibilidade cognitiva, autoestima e autorregulação emocional. Outras duas frentes serão realizadas no espaço: a psicopedagogia e a psicologia, com atividades em contato com animais, hortas, lagos e trilhas, que se transformam em recursos terapêuticos ricos em estímulos sensoriais, emocionais e cognitivos.

A Ouvidoria SUS fica localizada dentro das dependências da Secretária Municipal de Saúde, na rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca e funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h.

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE