Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cerimônia lembra bombeiros mortos na catástrofe de 2011

Na madrugada do dia 11 para 12 de janeiro de 2011, uma tragédia assolava a Região Serrana do Rio de Janeiro. Uma década depois, à zero hora deste dia 12 de janeiro de 2021, um toque de silêncio - melodia utilizada para homenagear militares que morreram em serviço - foi executado de forma simultânea em todas as unidades do Corpo de Bombeiros em memória aos militares vítimas do maior desastre natural do Brasil. Do quartel de Petrópolis, o governador em exercício Cláudio Castro participou da solenidade e falou sobre a importância desses bombeiros.

Na madrugada do dia 11 para 12 de janeiro de 2011, uma tragédia assolava a Região Serrana do Rio de Janeiro. Uma década depois, à zero hora deste dia 12 de janeiro de 2021, um toque de silêncio – melodia utilizada para homenagear militares que morreram em serviço – foi executado de forma simultânea em todas as unidades do Corpo de Bombeiros em memória aos militares vítimas do maior desastre natural do Brasil. Do quartel de Petrópolis, o governador em exercício Cláudio Castro participou da solenidade e falou sobre a importância desses bombeiros.

– Estamos aqui para lembrar dos atos desses heróis que perderam suas vidas cumprindo a missão de salvar a de outras pessoas. Além disso, estamos aqui assumindo compromissos de prevenção, de trabalho transparente para que tragédias e consequências como essas não ocorram mais. Nossa missão é ouvir e atender à população – afirmou o governador.

Ao todo, cinco bombeiros que morreram no desastre foram homenageados: o 2º sargento Marco Antônio Verly da Conceição, os cabos Victor Lembo Spinelli e Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas, que prestavam socorro às vítimas e não resistiram aos ferimentos. Outros dois profissionais eram moradores de Teresópolis, uma das cidades mais atingidas pela tragédia, e estavam em casa quando as residências foram atingidas. São eles os bombeiros Isaac Bravo (lotado no quartel de Teresópolis) e Ruan Carlos Guarillha (lotado no Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, em Magé).

Além dos militares, durante o evento desta madrugada de terça-feira, 26 pessoas, órgãos e instituições também foram condecorados com a Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil por terem tido extrema relevância durante a tragédia. Ao todo, 82 condecorações foram entregues nos três quartéis – Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, desde o último domingo (10), quando teve início o "Governo Presente na Serra".

Agendas em Petrópolis

Nesta terça-feira (12), terceiro e último dia do Governo Presente na Serra, o governador cumprirá agendas em Petrópolis e Areal, onde anunciará licitação para obras do conjunto habitacional Granja Disco, beneficiando 143 famílias. Além disso, na Cidade Imperial, o governador participa de entrega de cheques simbólicos do programa Agrofundo e inaugura a segunda Casa do Trabalhador na região, entre outros compromissos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Simulado de abandono de área de risco é realizado no Pimentel

Prorrogadas as inscrições para o Vestibular CEDERJ 2025.1

Jovem morre em acidente de moto na RJ-130

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE