O último fim de semana em Teresópolis foi marcado por uma explosão de sabores, aromas e cultura. De sexta-feira (8) a domingo (10), o Espaço Cultural Higino recebeu a 28ª edição da ChocoSerra, festival que já faz parte do calendário oficial do município e que, este ano, estreou de casa nova. O evento, que teve entrada gratuita, foi uma realização da Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Mox Produções.
Os expositores que participaram desta edição ofereceram desde clássicos irresistíveis até criações inusitadas que despertaram a curiosidade e o paladar do público. Cafés para todos os gostos — incluindo opções especiais como café com whisky — dividiram espaço com novidades que se tornaram sensação no país nas últimas semanas, como o “morango do amor” e a “coxinha do amor”, feita com massa de churros e recheio de morango com chocolate. A tradicional fonte de chocolate, parada obrigatória dos chocólatras, também marcou presença.
Entre os produtos mais comentados estavam as trufas com sabores exóticos, como caipirinha, cerveja e vinho do Porto, e o inovador self-service com cobertura de chocolate e a paixão do momento: pistache. A edição registrou números impressionantes: 8.280 porções de fondue servidas, 7.824 trufas vendidas, 7.972 copos de chocolate quente preparados, 1.906 brownies saboreados, 4.620 fatias de torta e 12.735 porções de chocolates variados. O evento reuniu participantes que retornaram após mais de 20 anos e manteve a tradição de expositores presentes desde 1997.

Um evento de sucesso
No sábado (09), além de gastronomia, degustações e espaço kids, a programação contou com shows de Maurício Gielman, Stefano Di Carlo e de Juliete Vieira. O Prefeito Leonardo Vasconcellos e a Primeira-dama, Cláudia Vasconcellos, prestigiaram o evento na noite de sábado.
Os expositores comemoraram o sucesso do evento. “O movimento está muito alto, superando bastante a nossa expectativa. Primeira vez que estamos participando e está um sucesso total! Público animado e receptivo, excelente para a divulgação dos nossos produtos e vendas. Neste friozinho de Teresópolis, estamos aquecendo o coração das pessoas com muito café e chocolate quente!, frisou Hugo Ramos, garantindo a participação nas próximas edições do ChocoSerra.



Cenário histórico e edição marcante
A reestreia no Espaço Cultural Higino deu um charme especial ao festival. Construído nos anos 1930, o prédio é um ícone arquitetônico e cultural da cidade. Os visitantes puderam aproveitar o jardim do local para degustar as delícias, em um ambiente que uniu história, beleza e aconchego.
Além de moradores, o evento atraiu grupos de excursão, muitos estrangeiros e visitantes de municípios vizinhos, além de turistas que subiram a serra especialmente para participar. Ao todo, cerca de cinco mil pessoas por dia circularam pelo espaço, movimentando o comércio e impulsionando a economia local. Foram gerados 135 empregos diretos e 200 indiretos, além da participação de 35 artesãos, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva do turismo e da gastronomia na região.

Público aprovou evento e espaço
O público também aprovou o evento. A advogada Simone de Bem, o marido Rodolfo e os filhos Bernardo e Benício moram em Niterói e vieram passar o final de semana especialmente para provar as delícias feitas com chocolate. “Meus sogros moram aqui e nos convidaram para o ChocoSerra e fizemos questão de prestigiar o evento. Está uma delícia, o Higino é lindo, música boa e várias gostosuras pra gente experimentar!”, comentou Simone. Os sogros Josepha e Carlos sempre marcam presença no ChocoSerra. “O Higino é um lugar muito bonito e agradável e com as delícias do chocolate, ficou perfeito!”, disse Josepha de Bem. No Domingo, shows com Xandão e Rafael Consenza animaram o público.
O público infantil também teve vez com um espaço exclusivo, equipado com brinquedos infláveis e parquinho. Já a área de artesanato trouxe produtos exclusivos de expositores locais, ideais para presentear.

Cultura, música e pertencimento
A programação musical, que acompanhou todo o evento, foi eclética, indo de DJs a apresentações de artistas que embalaram o público. A Secretaria de Turismo participou com um estande de promoção dos roteiros locais e reforço da campanha de pertencimento, incentivando o morador a reconhecer e valorizar os atrativos de Teresópolis.


