A forte pancada de chuva que atingiu Teresópolis na tarde desta terça-feira (27) causou o desabamento de um muro e de parte da Rua Henrique Claussen, no Parque do Imbuí. As estruturas cederam na direção de um condomínio, que acabou tomado pela lama, visto que toda a água da rua passou a escoar na direção do deslizamento. Os detritos atingiram o terreno nos fundos de uma residência, mas ninguém se feriu. “A via já estava interditada para a circulação de veículos pesados como medida preventiva. Em decorrência das chuvas fortes e do acúmulo de lama, houve o deslocamento de material, resultando na queda do muro. As equipes da Defesa Civil estiveram no local realizando a vistoria e seguem monitorando a área. Até o momento, não há registro de vítimas”, informou o órgão ao Diário no início da noite. Outros deslizamentos de terra foram registrados na Rua Zenóbio da Costa, no Perpétuo, e Avenida Alberto Torres, no Alto, também sem vítimas.
Ainda em consequência da tempestade de verão, as outras ocorrências foram: Rua Felismino Gonçalves da Silva / Caleme – Vistoria em alvenaria; Alameda Lino Tavares / Fazendinha – Vistoria em alvenaria; Rua Padre Tintorio / Várzea – Vistoria em alvenaria; e Rua Henrique Claussen / Parque do Imbui – Vistoria em alvenaria. ”Até fechamento desta edição, não foram registradas vítimas ou desabrigados/desalojados”, explica a Defesa Civil.
Os maiores volumes de chuva registrados no período da tarde desta terça-feira foram os seguintes: Posse – 39.4mm; Meudon- 29mm; São Pedro – 25.2mm; Granja Florestal – 22.2mm; Quinta do Lebrão – 20.2mm; Quinta do Paraíso – 17.6mm; PRF / Corte da Barra – 14.9mm; Parnaso – 13.4mm; Caleme – 13.2mm; Quebra Frascos – 10.4mm; Rosário – 8.6mm; Vale da Revolta – 8.0mm; e Fonte Santa – 5.7mm.
Pontos de alagamento
Alguns pontos de alagamento foram registrados em consequência do volume de chuvas, como na Rua Henrique Fernando Claussen, na Cascata do Imbuí. Na Estrada Clube do Lago, na Posse, um lamaçal tomou conta de toda a passagem, que mais parecia um rio no final da tarde.
Telefones de contato
A população deve permanecer atenta aos comunicados: “A equipe de monitoramento segue acompanhando as condições do tempo e novas atualizações serão divulgadas caso ocorram mudanças no cenário. Fiquem atentos aos nossos alertas, e em caso de emergência liguem para o 0800 202 1066 ou 3644-6408 Atendimento Digital ao Cidadão”, reforça a Defesa Civil de Teresópolis.







