
Com as fortes chuvas que atingem Teresópolis desde a madrugada deste sábado (05), diversos bairros e localidades registraram alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e obstrução de vias. A Defesa Civil, junto a outras secretarias municipais e órgãos estaduais, atua em regime de plantão para atender a população afetada.
De acordo com boletim atualizado da Defesa Civil, divulgado às 15h30, foram registradas 16 ocorrências, incluindo deslizamentos, afundamento de via, vistorias técnicas e enchentes. Oito pessoas estão desalojadas e os pontos de apoio foram abertos para abrigar os moradores. Os maiores volumes de chuva registrados até o momento são: Vale da Revolta (238,8 mm), Parnaso (229,6 mm) e Barroso (198,6 mm). O Rio Paquequer transbordou em várias regiões, como Beira Linha, Caxangá, Meudon, Três Córregos e Vargem Grande.
Equipes das secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura estão prestando atendimento em bairros da área urbana, como Beira Linha, Ilha do Caxangá, Granja Guarani, Barra do Imbuí, Posse, Caleme, Vale da Revolta e Vila Muqui, além de localidades da zona rural, como Vargem Grande e Venda Nova. Órgãos estaduais, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e INEA, também atuam em apoio às ações.


Reforço de apoio e operação no interior
O Comando da Área Serrana do Corpo de Bombeiros do RJ está deslocando efetivo especializado em operações de desastre para reforçar o atendimento em Teresópolis. O 16º GBM também reforça o quartel de Bonsucesso, no 3º Distrito, para agilizar as ações no interior do município. O INEA, que já havia enviado veículos e máquinas na sexta-feira, prepara o envio de novos equipamentos para ampliar a operação.
Transporte público e acesso pela Serra
A Viação Dedo de Deus suspendeu totalmente o transporte público no município às 15h15, por conta da impossibilidade de circulação dos ônibus em diversas áreas alagadas. A operação deve ser retomada de forma gradual, conforme a redução dos alagamentos.
A Ecovias Rio Minas, concessionária responsável pela BR-116, informou que o trecho da serra entre o Rio de Janeiro e Teresópolis está totalmente interditado. A empresa segue em estágio de alerta e monitoramento.


Comércio e orientações à população
A Prefeitura de Teresópolis recomendou o fechamento dos estabelecimentos comerciais, como medida de segurança e prevenção. A Defesa Civil orienta que a população evite sair de casa e que moradores de áreas de risco busquem abrigo nos Pontos de Apoio (escolas, igrejas e casas de familiares).
Em caso de emergência, os moradores devem ligar para o número 0800 202 1066 ou enviar mensagem via WhatsApp para (21) 2742-8264 (TIA). A Prefeitura reforça que todos devem permanecer atentos aos alertas por SMS, sirenes e comunicados nas redes sociais e canais oficiais do município.
A previsão do tempo para as próximas horas indica possibilidade de chuva moderada a forte.



Transbordamento do rio Paquequer atingiu casas e ruas de Teresópolis – Fotos Divulgação
