As fortes chuvas que atingiram Teresópolis no início da noite da última segunda-feira (02) causaram alagamentos em diversos pontos do município, deixando muita gente ilhada e apreensiva. Além de ruas sendo transformadas em rios em consequência da falta de manutenção de bueiros, algumas escolas e creches da rede municipal de ensino foram afetadas pelo grande volume de chuva e ventania. Na Hermínia Josetti, na Tijuca, diversas telhas foram levadas pelo vento e as calhas não suportaram a pressão da água em excesso, causando alagamento de algumas salas.
“Foi necessário suspender as aulas, nesta terça-feira, 3, no CMEI José Maria Leitão Carneiro, no Parque Ermitage, e na Creche M. Paraíso, no Vale do Paraíso. Na Escola Municipal Hermínia Josetti, na Tijuca, as aulas ocorreram no turno da manhã, mas foram suspensas no turno da tarde. Nesta terça-feira (03), técnicos das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicas e de Defesa Civil realizaram vistorias nas unidades atingidas. Os laudos serão entregues à Secretaria M. de Educação para as devidas providências”, informou a PMT ontem à tarde.
No CMEI do Parque Ermitage, com o grande volume de chuva, ocorreu entupimento das calhas, danificando as placas de gesso do telhado e causando alagamentos na unidade, tornando necessária a suspensão das aulas nesta terça. Entretanto, com a colaboração dos moradores, os salões de eventos do condomínio foram disponibilizados para a realização das atividades durante esta semana, que serão voltadas à formatura dos alunos, conforme já estava previsto no calendário escolar da unidade. “Na Creche Paraíso, se não chover forte nesta terça-feira, as aulas serão retomadas nesta quarta-feira, 4. A diretoria da unidade entrará em contato com pais e responsáveis para comunicar sobre mudanças, se for necessário”, explicou a gestão. Com relação à Hermínia Josetti, as atividades previstas no calendário para essa semana estão mantidas e qualquer alteração será informada pela equipe gestora diretamente aos pais e responsáveis.
VOLUME DE CHUVA REGISTRADO NA SEGUNDA-FEIRA
Coréia – 52,2mm
Quinta Lebrão – 49,8mm
Rosário – 41,2mm
Meudon – 51,74mm
Fonte Santa – 34,58mm
Morro dos Pinheiros – 31,53mm
Quinta do Paraíso – 30,4mm
São Pedro – 27,89mm
- no período de apenas uma hora
SIRENES ACIONADAS
Rosário 1 e 2
Coréia 1 e 2
Quinta Lebrão 1 e 2
PONTOS DE ALAGAMENTO
ua Manoel José Lebrão, na Ermitage
Rua Tupy, no Meudon
Rua Carmela Dutra , em Agriões
Avenida Lúcio Meira, na Várzea
Rua Fileuterpe, em São Pedro
Rua Oliveira Botelho, no Alto
Tenente Luiz Meirelles, no Bom retiro
Avenida Feliciano Sodré, na Várzea
Rua Valdir Barbosa, a da Rodoviaria
Tenente Luiz Meirelles – Xaib, em São Pedro
Praça de São Pedro, em São Pedro
Rua Júlio Rosa, na Tijuca
Transbordamento do rio – Quinta Lebrão