Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas: Defesa Civil mantém “estágio de atenção” em Teresópolis

Possibilidade de ocorrências de deslizamento de terra, alertada pelo Cemaden, é motivo de preocupação

Luiz Bandeira

A frente fria que está sobre grande parte do país trouxe muita chuva para Teresópolis desde segunda-feira, 31. Por conta do acumulado dos últimos dias, a Defesa Civil Municipal segue em “Estágio de Atenção” devido ao risco de deslocamento de massa. Nesta quinta-feira, 03, a equipe do jornal O Diário e Diário TV entrevistou o Coronel Albert Andrade, secretário municipal de Defesa Civil, sobre riscos à população e as ações de prevenção. Albert revelou que o monitoramento é constante, mas que com a chegada dessa frente fria os agentes estão mais atentos aos avisos. “Desde o início da semana nós estamos acompanhando esse movimento, essa chuva constante e ontem nós já recebemos um alerta devido aos acumulados de chuva, de possibilidade de deslocamento de massa por parte do Cemaden nacional e ‘estartamos’ todos os alertas para a cidade. Os volumes de chuvas acumulados eles estão muito elevados, apesar de nós não termos uma pancada de chuva mais forte, mais significativa com valores muito elevados. O solo está muito encharcado então desde ontem nós estamos já começando a receber várias ocorrências de pequenos deslizamentos de terra. Então é importante que a população fique atenta a qualquer tipo de movimentação, rachadura, trinca no terreno, inclinação de árvore, inclinação de poste, porque por conta desse acumulado nós já passamos todos os alertas e podem ocorrer novos movimentos de massa e deslizamentos nesse período”, pontua.
De acordo com o que apontam os índices pluviométricos, o secretário de Defesa Civil indicou se há riscos para transbordamento do Paquequer. “Na nossa cidade, aqui no primeiro distrito, os maiores valores estão no Vale da Revolta e na Coréia. Temos também muito incidência de chuva no Parque Nacional. Esse pluviômetro nós conseguimos a colocação dele recentemente, foi no ano passado e com esse pluviômetro conseguimos fazer o monitoramento do volume do rio Paquequer, ele é o que tem o maior volume registrado em nossa cidade na últimas 24h. Está com um volume de aproximadamente a cima de 200 milímetros em 24h”.
A incidência de ventos fortes é outro fator que preocupa. “Toda vez que nós temos uma chuva por um período muito prolongado e tem a incidência de ventos fortes, nós temos muitos problemas relacionados a árvores. Então é importante que a população fique atenta e qualquer tipo de ocorrência entre em contato primordialmente pelo o 199, porque nós temos duas equipes de pronto emprego pra poder estar atendendo a população”, recomenda Coronel Albert Andrade.

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE