Marcello Medeiros
De 37 graus para 15, em poucas horas. A chegada de uma frente fria mudou drástica e rapidamente o clima e os números dos termômetros em Teresópolis nos últimos dias. Com ela, veio muita chuva e a preocupação para quem mora em locais de risco e para a secretaria municipal de Defesa Civil, que mantém estágio de atenção diante do acumulado de precipitação – pois, além do que já choveu, a previsão é que a situação continue assim até pelo menos sexta-feira. Nas primeiras 24h analisadas pela DC, as regiões com maior volume de chuva foram o bairro de São Pedro e Alto, este último com registro de muita água na parte alta da Serra dos Órgãos.

De acordo com dados divulgados pelo órgão nesta terça-feira, os maiores volumes pluviométricos registrados nesse primeiro período de monitoramento foram os seguintes: São Pedro – 95.2mm; Vale da Revolta – 91.4mm; Parque Nacional da Serra dos Órgãos – 80mm; Rosário – 72.8mm; Quinta Lebrão – 68mm; Meudon – 67.4mm; Posse – 54.6mm; Bonsucesso – 51.3mm; PRF/Corte da Barra – 46.6mm.; Quinta do Paraíso – 45mm; Granja Florestal – 42.4mm; Caleme – 34.8mm e Vieira – 40.5mm.
Apesar do grande volume para o período de 24 horas, nenhuma ocorrência de deslizamento ou com desabrigados foi registrada, ocorrendo apenas um ponto de transbordamento de curso d´água e alagamento de via pública no bairro Ermitage – onde o pequeno córrego que corta a localidade está há anos estrangulado e cada vez mais assoreado. “Fiquem atentos aos nossos alertas, e em caso de emergência ligue 0800 202 1066 ou 3644-6408 Atendimento Digital ao Cidadão”, alerta a Defesa Civil de Teresópolis.

Além das redes sociais, a secretaria também conta com um serviço de alerta para informar a população em casos de mudanças climáticas extremas, sendo de extrema importância que os moradores estejam cadastrados para receberem os avisos em seus celulares. Os meteorologistas da Defesa Civil Estadual trabalham 24 horas por dia monitorando a condição do clima para que a população seja orientada em caso dessas alterações extremas no clima. Para se cadastrar é muito simples: basta enviar uma mensagem de SMS com seu CEP para o número 40199 para ficar atualizado sobre os possíveis riscos na sua região.
Atenção aos alertas e boletins
A Defesa Civil reforça ainda a importância de acompanhar os boletins oficiais e orienta os moradores a buscarem locais seguros em caso de risco. “O setor de monitoramento do município permanece em prontidão 24 horas por dia para atender qualquer tipo de ocorrência”, frisou a secretária da pasta. Veja algumas orientações importantes para reduzir os riscos devido a ocorrência de temporais:
- Antes do temporal: é fundamental acompanhar as previsões do tempo e alertas meteorológicos emitidos por fontes oficiais. Evite deixar objetos soltos em áreas externas e mantenha atenção redobrada em áreas de encosta ou sujeitas a alagamentos.
- Durante o temporal: evite sair de casa enquanto a chuva e os ventos fortes persistirem. Não se abrigue sob árvores, postes ou estruturas metálicas. Em caso de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Se estiver dirigindo, reduza a velocidade e nunca atravesse ruas alagadas.
- Em situações de risco: Ao notar rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou elevação rápida do nível da água, procure um local seguro imediatamente e siga sempre as orientações da Defesa Civil. Em emergências, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).






