Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas intensas: Teresópolis muda para estágio de alerta

Defesa Civil atenta para risco alto de deslizamentos em consequência do acumulado de chuva

No início da noite desta sexta-feira (22), a secretaria municipal de Defesa Civil mudou do estágio de “atenção” para “alerta” em Teresópolis, em consequência do risco alto de deslizamentos de terra diante do acumulado de chuva no município. Na Ilha do Caxangá, em meados da tarde foi acionada sirene por conta do risco de transbordamento do Paquequer. Houve um pequeno deslizamento de terra na Rua Mato Grosso, no Barroso, e uma queda de árvore na Rua Rachel Rodrigues, no bairro da Tjuca. “Fiquem atentos aos nossos alertas, e em caso de emergência, ligue 199 ou entre em contato via WhatsApp 2742-7025”, destaca a Defesa Civil.

No final da tarde desta sexta-feira, Rio Paquequer quase transbordando na Ilha do Caxangá. Foto: Plantão Diário


Na parte da manhã, o Gabinete de Crise Preventivo de Teresópolis se reuniu para dar andamento às ações e definir novas medidas de atendimento à população, em eventual caso de emergência, por conta do alerta de chuva intensa para este final de semana. “Seguimos com as equipes da Prefeitura de sobreaviso e acompanhando todas as atualizações climáticas. Por medida de prevenção, quem mora em área de risco deve procurar abrigo com familiares e levar seus documentos pessoais. Importante também que levem seus animais de estimação”, orientou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários municipais.
O secretário de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, participou de uma reunião, de forma virtual, com o Governo do Estado. “Nossas equipes estão 24 horas por dia monitorando a chegada da frente fria. Vamos solicitar às concessionárias de luz e de gás que cedam equipes para reforçar o plantão e sanar possíveis problemas. Estamos preparados para apoiar os municípios com equipamentos e pessoal. Temos mais de dois mil agentes do Corpo de Bombeiros em prontidão”, garantiu o Governador Cláudio Castro.

Previsão do tempo
O Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) mantém as previsões de chuvas acima de 100mm a partir do final da tarde desta sexta, 22, com possibilidade de alagamentos e inundações. Há probabilidade de chuva forte no domingo, 24. O panorama meteorológico será atualizado neste sábado, 23.

Bairros com mais chuva
Segundo a Defesa Civil Municipal, a previsão é de que as áreas com maior volume de precipitação serão os bairros Soberbo, São Pedro, Meudon, Vale da Revolta e Fonte Santa, na área urbana. No interior, a preocupação maior é com as localidades de Canoas, Mottas e Santa Rosa. Entretanto, é necessário que os moradores de todos os bairros e localidades estejam atentos aos avisos da Defesa Civil.

Barragem do Caleme
Equipes das secretarias municipais de Defesa Civil e de Meio Ambiente vistoriaram a Barragem do Triunfo, no bairro Caleme, e verificaram que a represa está com menos de 1/4 de sua capacidade com água. A estrutura está conservada e o sistema extravasor funciona normalmente. Por medida de prevenção, o dreno foi aberto para baixar o nível de água para que, caso chova forte, a barragem tenha capacidade maior de absorção.

Medidas
O Gabinete de Crise Preventivo decidiu suspender a cobrança do estacionamento rotativo na zona comercial e turística até domingo, 24. A Secretaria de Saúde está reforçando a frota de ambulâncias e os profissionais de plantão nos serviços de pronto atendimento 24 horas, como UPA e SPA de Bonsucesso e Dr. Eitel Abdallah, em São Pedro.

O Ginásio Poliesportivo Pedrão poderá funcionar como posto de atendimento assistencial e de saúde, caso haja necessidade. Caso seja preciso, será instalado um ponto de abrigo e atendimento veterinário de animais no Parque Municipal de Exposições, em Albuquerque. O funcionamento da Feirarte – a popular Feirinha do Alto – ficará a critério de cada expositor. O Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo, não funcionará neste fim de semana.

Plantão nos CRAS
As equipes da rede socioassistencial e dos pontos de apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão de plantão em 40 postos, entre escolas municipais e estaduais e igrejas, na cidade e no interior .

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

Teresópolis recebeu etapa do Circuito Carioca Master de Vôlei de Praia

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Moradores da Rui Barbosa denunciam calçada em situação irregular

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE