Quarta edição do projeto “Go Bikes” foi muito além do tradicional passeio de bicicletas antigas
Marcello Medeiros
Realizada no último domingo, 20, a quarta edição do projeto “GoBikes”, que desde outubro do ano passado tem incentivado a conservação de bicicletas antigas e retrôs, além da prática de exercícios físicos com um passeio mensal em duas rodas, foi muito além de percorrer as principais ruas da região central do município com as “magrelas de outros tempos”. Os ciclistas aproveitaram o evento para realizar a arrecadação de alimento, água e outras doações para contribuir com as vítimas das chuvas em Petrópolis, além de utilizar balões verdes nas bicicletas como maneira de prestar solidariedade aos moradores da cidade vizinha. O grupo lotou duas Kombis, que nesta segunda-feira partiram em direção ao município duramente afetado pela catástrofe climática. “É uma pequena contribuição, mas se cada um fizer um pouquinho vamos ajudar os petropolitanos nesse momento tão difícil”, relatou o empresário Marcelo Kowalski, que também possui comércio em Petrópolis e viveu de perto o drama na última semana.
Após organizar as doações, levadas pelos próprios ciclistas ou pessoas que atenderam ao chamado para contribuir com a cidade vizinha, os ciclistas partiram para o tradicional passeio com bicicletas que marcaram outros tempos. Com apoio logístico da Guarda Civil Municipal, eles saíram do posto Resende e seguiram pela Avenida Feliciano Sodré sentido Alto, contornando no encontro com a Alberto Torres e seguindo para o Centro, até realizar uma pequena parada em frente ao totem “Eu Amo Terê”, na Praça da Matriz de Santa Teresa. Dali, seguiram pela Delfim Moreira até o cruzamento com a Manoel José Lebrão, pegando depois a Lúcio Meira até retornar ao ponto inicial. O percurso foi maior do que os realizados anteriormente, atendendo aos pedidos dos participantes – que em muitos casos ficam ansiosos aguardando a data mensal do encontro para colocar suas bicicletas antigas para circular.
Antigas e renovadas
Clássicos da Caloi e Monark foram maioria nessa edição, com destaque para as confortáveis Cecis e Brisas. Bicicletas retrôs, mais modernas, mas construídas com o “espírito de outra época”, também fizeram sucesso – como os projetos do casal Michel e Pérside. O encontro do último domingo também ficou marcado pela presença das crianças, cada vez em maior número, acompanhadas dos pais e responsáveis.
O “GoBikes” é uma realização do grupo de antigomobilistas “GoBugs”, que tem como foco os veículos da VW refrigerados à ar, e tem como apoiadores outra importante associação de preservação da cultura da história dos automóveis, o “Amigos do Antigo”, além da GCM, do bar Zona Neutra, do jornal O Diário de Teresópolis e Diário TV. A próxima edição do evento será realizada em março, em data ainda a ser definida.
Marcello Medeiros