Marcello Medeiros
É cada vez maior o número de apaixonados pelo ciclismo em Teresópolis, pessoas que fazem com que esse seja mais do que um esporte – mas um estilo de vida. E, com o crescimento do número de participantes, nosso município acaba sendo frequentemente sendo representado em competições Brasil a fora. Um dos exemplos foi o Iron Biker Brasil, realizada em Mariana, Minas Gerais, e considerada a maior prova de mountain bike da América Latina, que na sua 30ª edição, na semana passada, recebeu um bom número de teresopolitanos entre os milhares de atletas de várias partes do país. Grupos como a “Turma do Pedal” e o “Bike Nigth”, entre outros, mais uma vez carregaram o nome de Teresópolis na tradicional prova.
Dessa turma, que encarou quilômetros de estrada e depois partiu para a disputa, três atletas obtiveram pódio em suas categorias: Ceir Maturano, Alessandra Pires e Luiz Felipe Matos. Participando do Iron Biker desde 2018, Alessandra foi a terceira colocada na categoria DM3 (Dupla Mista), correndo junto com o marido Felipe. Outras duas teresopolitanas completaram a prova, Samantha Hamude e Milena Santos. Já Maturano, conhecido como “Tio Ceir”, foi o quarto colocado na 60+. Aliás, aos 61 anos o morador do Terceiro Distrito é referência quando se fala em disposição e dedicação aos treinos.
Somente em 2023, atletas locais participaram de dezenas de provas, sempre voltando para casa com boas colocações. No último fim de semana, um grupo de atletas local participou do L´Étape Brasil, em Campos do Jordão. “Parabéns aos ciclistas da nossa cidade participaram desse bonito evento, há muita gente dando o seu máximo e elevando o nome de Teresópolis”, pontua Magno Vilella, Vice-presidente da Associação Bike Terê.
Mais sobre a Associação
Foi empossada no início de agosto a nova diretoria da Associação de Ciclismo Bike Terê. Com um único grupo participante, a chapa “Situação” foi declarada vencedora através da votação entre os presentes. A atual diretoria é encabeçada pelo atleta Marcos Juliano Pereira e tem como vice-presidente Magno Vilella, compondo o grupo apaixonados pelo ciclismo de diferentes áreas.“A nova diretoria dará andamento aos trabalhos exercido pelo presidente Renato Martins, que obteve muitas conquistas para a modalidade em Teresópolis, entre elas a sinalização específica para quem utiliza a ciclofaixa, o evento anual que ocorre nas terças de carnaval, o Bike Folia, além de parceria na organização de eventos organizados em nossa cidade como o Gran Giro”, relata Marcos Juliano.
A Associação Bike Terê é composta pelos seguintes atletas: Primeiro secretário – Mara Viana; Secretário Adjunto – Renato Martins; Conselho Fiscal: Mario Salomão, Daniela Pacheco, Leandro Ribeiro; Conselho Fiscal Suplente – Claudia Rezende, Felipe Cassini, Leonardo Nascimento, Jaderson Sepolar, Mario Salomão, Marcos Aurélio da Graça; Diretor Jurídico – Júlio Cesar Coelho; Diretor de Ciclismo – Joaz Duarte Rocha; Diretor de Mountain Bike – Cláudio Branco; Diretor de Contribuição Social – Ailson Marques; Diretor de Eventos – Gustavo Alves; Diretor de Cicloturismo – Marcello Medeiros; Diretor de Downhill – Carlos Henrique Patron; Diretor de BMX – Vagner Pires; Diretora de MTB e Ciclismo Feminino – Grazielle Costa. Mais informações sobre podem ser obtidas no Instagram @biketere