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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Cláudio Castro e bancada federal do Rio defendem a implantação completa do projeto do Anel Ferroviário do Sudeste

Em Brasília, governador reforça que o pleito vai beneficiar todo o Brasil

Em reunião realizada, nesta quarta-feira (05/02) no Ministério dos Transportes, em Brasília, o governador Cláudio Castro e deputados da bancada federal do RJ defenderam junto ao ministro Renan Filho que o projeto de implantação da EF-118, a ferrovia Vitória-Rio – que formará o Anel Ferroviário do Sudeste – seja realizado integralmente, incluindo o trecho Sul, que ligará o Porto do Açu, no norte do Estado, ao município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A licitação para concessão do primeiro trecho da ferrovia, o trecho Norte, entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), deverá acontecer no final de 2025, segundo previsão do Ministério e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

  • O Anel Ferroviário do Sudeste contribuirá para o fortalecimento das exportações brasileiras, representando uma solução que beneficiará não apenas o Estado do Rio de Janeiro, e é por isso que há quatro anos estamos defendendo esse ponto de vista. A gente sabe que o Porto de Santos, hoje, está levando sete meses para atracar um navio. O Brasil ganha mais uma grande possibilidade logística, que vai trazer desenvolvimento ao país inteiro – defendeu Cláudio Castro. Ele lembrou que o Porto do Açu tem uma área territorial de duas vezes a ilha de Manhattan, nos Estados Unidos, consistindo em um condomínio industrial com capacidade para se tornar o segundo porto brasileiro em breve.

A EF-118 terá, ao todo, 495 km e conectará a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), no Espírito Santo, à malha ferroviária da MRS, no Rio de Janeiro. Terá um papel de integração entre as capitais, polos industriais e portos da Região Sudeste. A ferrovia vai expandir a capacidade portuária, aliviando gargalos, especialmente para o agronegócio e a mineração, facilitando o fluxo de matérias-primas e produtos entre indústrias do Sudeste. Criará um importante corredor logístico para o mercado interno e comércio exterior e será alternativa o escoamento de cargas, acompanhando o crescimento da demanda.

O Anel Ferroviário do Sudeste, que está incluído no Novo PAC, é considerado o maior projeto ferroviário do Brasil dos últimos 40 anos. O primeiro trecho, de 170 km, vai atender à demanda de escoamento de produtos como minério de ferro, ferro gusa e carvão-coque. Já o traçado que liga o Porto do Açu a Nova Iguaçu servirá também para circulação de maior variedade de cargas, como grãos, fertilizantes, contêineres, derivados de petróleo e combustíveis e bauxita. Tanto o governador quanto os deputados da bancada do RJ defenderam que o Governo Federal estabeleça um prazo para início da implantação do trecho Sul, sem que haja condicionamento à demanda, como chegou a ser cogitado.

A EF-118 é uma infraestrutura essencial para fortalecer a competitividade do Brasil, especialmente no Sudeste, impactando portos, indústrias e cidades, além de gerar empregos e incentivar a economia regional. No caso do estado do Rio, a ferrovia trará impacto direto no desenvolvimento de 24 municípios, sendo que 13 já serão beneficiados na fase inicial da implantação. Além de fortalecer o transporte de cargas e reduzir custos logísticos, a ferrovia abre novas oportunidades para a indústria, o comércio e o agronegócio, consolidando o Rio de Janeiro como um hub estratégico para o escoamento da produção brasileira.

  • A decisão que o Ministério precisa tomar é fundamental e estratégica: se a gente vai beneficiar somente o minério ou se a gente vai diversificar a produção e poder levar isso para o Brasil inteiro. Não é uma defesa só do Rio de Janeiro. É mais uma potencialidade para todo o Brasil – ressaltou Cláudio Castro.

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Edição 05/02/2025
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