Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cláudio Castro negocia expansão da Amazon Web Service no Rio para melhorar prestação de serviços

Na Inglaterra, governador se encontrou com executivos da empresa de computação em nuvem, que anunciou a construção de um Data Center no estado

O Governo do Estado tem investido em tecnologia como uma das principais ferramentas para melhorar a gestão e a prestação de serviços para a população. Para aprimorar a governança digital no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se encontrou, nesta terça-feira (18/4), em Londres, na Inglaterra, com executivos da Amazon Web Service (AWS), empresa de computação em nuvem, que anunciou a expansão dos serviços no estado com a construção de um Data Center.

– A AWS possui clientes em todo o mundo, incluindo órgãos governamentais, e ter a presença da empresa no nosso estado nos trará mais segurança digital. O governo vem avançando, por meio do programa RJ Digital, na digitalização em áreas como saúde e educação. Atualmente, 2,3 mil serviços do Estado estão disponíveis no portal integrado de serviços digitais (www.rj.gov.br). A meta é tornar o Rio o estado mais tecnológico do país, 100% digital – anunciou Castro.

Hoje, o Rio de Janeiro tem um dos mais modernos parques tecnológicos públicos do país e hospeda sistemas fundamentais para a gestão pública como, por exemplo, a matrícula informatizada. A modernização tecnológica permitiu maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. – Inauguramos um Data Center de contingência, garantindo mais segurança aos sistemas e dados estaduais. Também foi disponibilizada uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade do Governo do Estado, o Conect@.RJ. Mais moderna, segura e eficiente – explicou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.

A Amazon Web Service criará no estado uma nova Zona Local, infraestrutura que coloca a computação, o armazenamento, a base de dados e outros serviços perto de grandes centros populacionais, industriais e de tecnologia da informação. O espaço se junta às 16 existentes nos Estados Unidos e a outras 30 planejadas para serem lançadas em outros 26 países.- As políticas públicas do governo têm nos atraído para investir no Rio de Janeiro. Já atuamos no estado, mas estamos ampliando os negócios e criando um Data Center – disse o gerente regional de Negócios para Setor Público da Amazon Web Service, Rafael Bittencourt.

Também participaram da reunião os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.

Reuniões no Parlamento Britânico

Ainda nesta terça-feira, o governador Cláudio Castro tem uma reunião no Parlamento Britânico, com o vice-ministro de Estado do Departamento de Segurança Energética do Reino Unido, Graham Stuart.

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE