Wanderley Peres
O governador Cláudio Castro visitou, na tarde desta quinta-feira, 11, a obras de reforma e remodelação da Feirinha de Teresópolis, espaço com 20.000m² que está recebendo diversas intervenções para melhorar a acessibilidade, a segurança e o conforto de visitantes e expositores. O investimento do Governo do Estado nas melhorias é de R$ 12,9 milhões, por meio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ), que executa a obra, que será entregue em agosto a primeira fase e, no primeiro trimestre do ano que vem, será toda a obra entregue.
“Contribuir para a revitalização da segunda maior feira permanente de artesanato ao ar livre do Brasil é uma satisfação enorme. Agora as obras engrenaram. Nossa gestão vem dando atenção especial aos equipamentos que estimulam o desenvolvimento, a cultura e a arte em todo o interior do estado. O turismo e a geração de emprego e renda dependem muito desses tipos de estabelecimentos”, justificou Castro.
De acordo com o engenheiro da Emop, Diego Iório, a previsão é de que as obras sejam entregues em três fases.
“Até dia 31 de agosto, a expectativa é que pelo menos 70% dos serviços sejam entregues. Os outros 30%, referentes ao restante da pavimentação e pórtico, serão concluídos até o primeiro trimestre do ano que vem” detalhou Iório, enaltecendo os novos roteiros de acessibilidade, que serão garantidos em todos os setores. Além da reforma em andamento, faz parte da transformação do espaço uma nova decoração. A iniciativa criará uma nova identidade visual e adaptação do novo espaço kids e área lounge. A nova praça local será poliesportiva, com acesso a ciclofaixa.
ENCONTRO COM ALEX
Depois da visita às obras da Feirinha do Alto, que o governo do Estado está realizando em Teresópolis, a comitiva do governador Cláudio Castro participou de encontro político na antiga casa de festas Inesquecível, com bom público, inclusive empresários, onde enalteceu o seu assessor Alex Castellar, pré-candidato a prefeito de Teresópolis.
“Quando se olha, sobretudo, para a questão de arrecadação do Estado, a gente vai olhar o quanto o interior é importante. O estado tem essa plurarilidade de investimento e a cultura do vinho é mais um ativo para o Rio de Janeiro. Ouvimos o empreendedor falando e é verdade, nenhum local que investiu em vinho quebrou depois. Então é um investimento que só trai mais investimento, mais turismo, mais cadeia produtiva. Tanto aqui, quanto Areal, esperamos que seja uma disputa positiva por um vinho melhor a cada dia, por uma enocultura que preserve o produtor e também preserve indústria verde, sustentável que vai agregar na cadeia produtiva e turismo também”, disse o governador em seu discurso.
A obra vai resultar em um novo complexo arquitetônico, além da renovação do paisagismo e do mobiliário. A reforma total da feirinha inclui ainda estação de ônibus, coreto com banheiros e palco, mercado produtor e praça de alimentação com mais 18 boxes. Uma das principais mudanças diz respeito à iluminação pública, que passará a ser toda subterrânea. A retirada dos postes e fiações da localidade já foi concluída.
“Ao olharmos a nossa maior arrecadação, que é a questão de energia, óleo e gás, o principal é o Norte/Noroeste, a Região dos Lagos ali. Se olhar a questão de indústria, você tem a Baixada, o polo automotivo no Sul Fluminense, a Região Serrana é também importantíssima. Hoje a gente faz um governo olhando para o estado inteiro, não só onde tem densidade eleitoral. Foi uma opção nossa do começo um governo interiorizado, democratizando o investimento, então acredito muito que o interior tão importante para o estado, ser bem tratado quando fala em investimento público. Muitos candidatos falaram antes, mas não fizeram. Então hoje temos um governador que falava antes e faz hoje, bem antes da eleição. Entendo que a importância desse interior e trabalho por isso no dia a dia e não é à toa esse resultado expressivo no interior, então a resposta não são palavras, mas com ações e obras importantes”, concluiu Castro.
RODRIGO BARCELLAR
Agradecendo a cobertura do DIÁRIO à visita do governador Cláudio Castro a Teresópolis, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Barcellar, que é morador da nossa cidade, lembrou a importância do acompanhamento das obras públicas. “O papel da Assembleia, além de fiscalizar, é de apoiar o governo em todos os sentidos. São os deputados que decidem a distribuição de todo orçamento do estado, de todos os poderes do estado. A gente tem feito isso com muito carinho, e óbvio, com a concordância da grande maioria dos deputados. Acho muito importante o investimento macro em toda a região, em especial do interior, e foi essa mentalidade que levamos para o governo à época e hoje efetivamente não só para fiscalizar, mas para ver com os próprios olhos resultados de investimentos como esses feitos em Teresópolis e região”, disse, agradecendo a cobertura do DIÁRIO ao evento de visita do governador Castro e comitiva.