Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CMDCA vai discutir políticas de atendimento socioeducativo em Teresópolis

Aberto ao público, encontro do Conselho da Criança e Adolescente será realizado no próximo dia 12

Marcello Medeiros

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresópolis (CMDCA) convocou uma reunião ordinária para o dia 12 de março de 2026, às 9h, na sede do órgão, localizada na Avenida Lúcio Meira, nº 375, no bairro Várzea. Entre os principais pontos da pauta está a análise e aprovação do Projeto Político-Pedagógico de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto do município e do regimento interno do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

De acordo com a convocação oficial, assinada pelo vice-presidente em exercício do CMDCA, Elton Cardoso da Silva, o encontro terá segunda convocação às 9h15. A reunião será realizada na sala 202, no segundo andar do prédio onde funciona a sede do conselho. Além da discussão sobre o projeto pedagógico voltado ao atendimento socioeducativo, os conselheiros também devem analisar e aprovar a ata da reunião realizada em fevereiro. Outro item previsto na pauta é a apresentação de informes sobre documentos expedidos e recebidos pelo conselho.

A proposta de aprovação do Projeto Político-Pedagógico do Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto é considerada um passo importante para fortalecer a organização e a execução das medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes no município. O documento estabelece diretrizes, princípios e estratégias de atuação do serviço, que é executado no âmbito do CREAS. A reunião também reservará espaço para a discussão de assuntos de interesse geral relacionados às políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Teresópolis. Segundo o CMDCA, a resolução de convocação entra em vigor na data de sua publicação.

Entenda o papel do CMDCA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão colegiado responsável por formular, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes no município.

Entre suas atribuições estão a definição de diretrizes para programas e projetos na área, o acompanhamento da execução das políticas públicas, a gestão do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. O conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, garantindo participação social na construção e no controle das políticas voltadas à infância e juventude. Em municípios como Teresópolis, o CMDCA atua de forma estratégica na articulação entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil e serviços de proteção social, como os oferecidos pelo CREAS e pelos Conselhos Tutelares.

Teresópolis 06/10/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Lei Seca registra 249 casos de alcoolemia no fim de semana

Inea demole casa construída irregularmente em área de preservação permanente

Bandidos armados com facões assaltam posto de combustíveis em Teresópolis

Aulas gratuitas de Dança de Salão na Casa de Cultura de Teresópolis

Edital Territórios Criativos abre oportunidades para agentes culturais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE