Wanderley Peres
Iniciativa dedicada a promover práticas esportivas gratuitas para comunidades carentes, o projeto Ecoar está anunciando o lançamento do curso “Código Marcial”, que visa a qualificação de professores de artes marciais e lutas, quando será apresentado o programa e discutido o impacto da formação na vida profissional dos participantes. Serão 180 vagas disponíveis e uma carga horária de seis meses, oferecidas gratuitamente, contribuindo para o desenvolvimento profissional e a valorização do esporte. O lançamento do curso será nesta segunda-feira, 7, às 10h, no auditório da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.
Desenvolvido em parceria com a UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o curso “Código Marcial” tem como objetivo capacitar os profissionais do segmento, proporcionando-lhes conhecimentos técnicos, habilidades e competências essenciais para o exercício da docência em artes marciais. A iniciativa visa não apenas aprimorar a carreira dos professores, mas também aumentar sua empregabilidade e incentivar o desenvolvimento sustentável da área.
“O curso representa uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho”, afirma Dudu Dantas, bicampeão mundial de MMA e embaixador do Projeto Ecoar. Dudu ressalta a importância da qualificação contínua: “Eu vejo a qualificação como uma forma de impactar positivamente na estabilidade do emprego, reduzindo a taxa de rotatividade. Com uma formação mais sólida, o professor pode não apenas melhorar sua competitividade no mercado de trabalho, mas também aumentar sua renda e melhorar a qualidade do ensino que ele oferece”.
O curso contará com a participação de renomados profissionais da área, como Kyra Gracie, Pedro Valente e Chico Salgado, proporcionando uma experiência de aprendizado rica e diversificada aos alunos. As inscrições para a primeira turma serão abertas durante o evento de lançamento e são uma excelente oportunidade para todos os profissionais das artes marciais que buscam se qualificar e fortalecer suas carreiras.
Segundo o deputado Hugo Leal, que buscou apoio para o projeto junto aos ministérios da Educação e da Cidadania, e a parceria do instituto Carioca, o Ecoar promove a transformação de vidas, um esforço do Ministério da Educação junto à Unirio para levar às comunidades atividades culturais e esportivas para a melhoria da qualidade de vida.