Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Colégio estadual agrícola de Friburgo recebe Consulado Belga

Autoridades estiveram na instituição para conhecer o trabalho e celebrar resultados da parceria com a Seeduc

Um dia muito especial, com visitas ilustres, agitou os alunos e toda a comunidade do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, localizado na Baixada de Salinas, em Nova Friburgo, Região Serrana. Na última segunda-feira (06), a cônsul-geral da Bélgica, Caroline Mouchart, e o cônsul Emmanuel De Groof estiveram no local e conheceram o trabalho realizado na escola, que atende alunos do Ensino Médio integrado a dois cursos profissionalizantes: Técnico em Agropecuária e Técnico em Administração.
A unidade trabalha com a pedagogia de alternância, na qual o estudante alterna o aprendizado na sala de aula com experiências no campo, seguindo as diretrizes da sua prática pedagógica e buscando por meio de trabalhos práticos, teóricos e experimentais o incentivo às ações agroecológicas. Assim, os alunos passam uma semana na escola, em tempo integral, e outra em casa, reproduzindo no campo o que aprenderam no colégio. “É minha primeira visita a Nova Friburgo, e estou muito feliz, pois seguimos os passos da presença belga aqui no município e vimos as atividades da escola. Foi ótimo conhecer o modelo da pedagogia de alternância. É uma alegria muito grande”, comentou a cônsul-geral Caroline Mouchart.
E a opinião foi compartilhada também pelo cônsul Emmanuel De Groof. “A hospitalidade foi maravilhosa, neste ambiente acolhedor e emocionante. Aqui é um momento muito importante de conexão entre Brasil e Bélgica”, comentou o cônsul. O CEFFA CEA Rei Alberto I funciona numa parceria entre o Instituto Bélgica – Nova Friburgo (IBELGA) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). O evento teve como objetivo principal celebrar a parceria entre o Instituto, o estado e todos da região, fortalecendo o trabalho desenvolvido por lá e comemorando os excelentes resultados da instituição.
“Foi uma honra ter recebido o convite para dar as boas-vindas à cônsul-geral e ao cônsul da Bélgica, em nome da Secretaria de Estado de Educação, e poder agradecer ao presidente do Instituto IBELGA por essa parceria tão importante em prol dos nossos alunos. Fico feliz em parabenizar as duas gestoras da unidade, a gestora estadual e municipal, pelo trabalho maravilhoso que é desenvolvido na escola”, comentou o professor Sammy Cardozo Dias, diretor administrativo da Regional Serrana II.
Nas aulas diárias, onde parte do ano letivo é voltado para o estudo com a família, é possível sensibilizar sobre o que pode mudar através do ensino e pedagogia, apresentando tecnologias viáveis. As práticas nas unidades são capazes de dialogar com as vivências e servem de exemplo para as famílias.

Tags

Compartilhe:

Edição 21/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Seleção Sub-20 em Teresópolis no próximo dia 03

Selo “Amigo Pet” para bares e restaurantes é criado

Zerada a tarifa de importação para garantir abastecimento de arroz

PM apreende 11 motos em situação irregular no trânsito

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE