Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Colégio estadual agrícola de Friburgo recebe Consulado Belga

Autoridades estiveram na instituição para conhecer o trabalho e celebrar resultados da parceria com a Seeduc

Um dia muito especial, com visitas ilustres, agitou os alunos e toda a comunidade do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, localizado na Baixada de Salinas, em Nova Friburgo, Região Serrana. Na última segunda-feira (06), a cônsul-geral da Bélgica, Caroline Mouchart, e o cônsul Emmanuel De Groof estiveram no local e conheceram o trabalho realizado na escola, que atende alunos do Ensino Médio integrado a dois cursos profissionalizantes: Técnico em Agropecuária e Técnico em Administração.
A unidade trabalha com a pedagogia de alternância, na qual o estudante alterna o aprendizado na sala de aula com experiências no campo, seguindo as diretrizes da sua prática pedagógica e buscando por meio de trabalhos práticos, teóricos e experimentais o incentivo às ações agroecológicas. Assim, os alunos passam uma semana na escola, em tempo integral, e outra em casa, reproduzindo no campo o que aprenderam no colégio. “É minha primeira visita a Nova Friburgo, e estou muito feliz, pois seguimos os passos da presença belga aqui no município e vimos as atividades da escola. Foi ótimo conhecer o modelo da pedagogia de alternância. É uma alegria muito grande”, comentou a cônsul-geral Caroline Mouchart.
E a opinião foi compartilhada também pelo cônsul Emmanuel De Groof. “A hospitalidade foi maravilhosa, neste ambiente acolhedor e emocionante. Aqui é um momento muito importante de conexão entre Brasil e Bélgica”, comentou o cônsul. O CEFFA CEA Rei Alberto I funciona numa parceria entre o Instituto Bélgica – Nova Friburgo (IBELGA) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). O evento teve como objetivo principal celebrar a parceria entre o Instituto, o estado e todos da região, fortalecendo o trabalho desenvolvido por lá e comemorando os excelentes resultados da instituição.
“Foi uma honra ter recebido o convite para dar as boas-vindas à cônsul-geral e ao cônsul da Bélgica, em nome da Secretaria de Estado de Educação, e poder agradecer ao presidente do Instituto IBELGA por essa parceria tão importante em prol dos nossos alunos. Fico feliz em parabenizar as duas gestoras da unidade, a gestora estadual e municipal, pelo trabalho maravilhoso que é desenvolvido na escola”, comentou o professor Sammy Cardozo Dias, diretor administrativo da Regional Serrana II.
Nas aulas diárias, onde parte do ano letivo é voltado para o estudo com a família, é possível sensibilizar sobre o que pode mudar através do ensino e pedagogia, apresentando tecnologias viáveis. As práticas nas unidades são capazes de dialogar com as vivências e servem de exemplo para as famílias.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE