Isla Gomes
No mundo globalizado, a informática desempenha um papel muito importante, à medida que aproxima pessoas, projetos e estudos, além de ser uma formação muito agregadora no mercado de trabalho. No cotidiano das pessoas, a informática facilita a vida, aumenta a produtividade no trabalho, melhora a comunicação e o acesso à informação. Com a proposta de inserir essa função aos currículos dos alunos, nesta quarta-feira, 08, ocorreu o lançamento do curso itinerário técnico em informática no Colégio Estadual Lions Club, no bairro do Meudon, em Teresópolis. Participaram o vice-presidente da Alerj, Pedro Brazão, a secretária de Educação do Estado, Roberta Barreto, empresários do ramo tecnológico, responsáveis pela unidade escolar e alguns alunos representando todos os jovens que serão beneficiados pelo programa. A nova ferramenta tem o objetivo de investir no desenvolvimento e formação dos alunos, visando preparar os jovens para o turbulento mercado de trabalho.

Nossa equipe conversou com a secretária de Educação do Estado, que ressaltou a importância desse novo arranjo. “A secretaria do Estado de Educação está atendendo uma demanda local do município de Teresópolis. O poder legislativo, por meio da Alerj, intermediou esse feito junto à direção da escola para que fosse realizado esse novo arranjo produtivo da educação aqui da cidade. Assim, os alunos do Colégio Estadual Lions terão formação a partir de 2024 em ensino tecnológico, com isso, eles estarão aptos para o mercado de trabalho que envolve, inclusive, a esfera produtiva local, já que têm empresas de tecnologia aqui no município, então é preciso preparar essa garotada de Teresópolis para estar apta para esse mercado de trabalho, isso é a secretaria de Educação, o estado do Rio de Janeiro e o governo Claudio Castro trabalhando para o encontro do desejo da população”, declarou Roberta Barreto.

Como surgiu o projeto
O coordenador do Colégio Lions explicou que o projeto teve inicio a partir de uma pesquisa minuciosa que visava colher os desejos de aprendizagem, tanto dos pais quanto dos alunos. “Dentro de uma pesquisa que fizemos com toda a comunidade do Meudon, juntando pais e alunos, a ideia da tecnologia e informática era as que mais eram pedidas como formas de ensino, então a equipe da escola se reuniu durante os últimos cinco meses, depois apresentamos para a secretaria de Estado e de Educação um curso técnico em informática que vai ter foco em manutenção de equipamentos e de programação, e hoje nesse evento a secretária veio lançar esse curso que terá vigor a partir do ano que vem aqui no Lions”, esclareceu Fábio Patron, coordenador pedagógico da instituição.

Mais características do curso
Fábio salientou que a modalidade que o curso tem como foco vai de encontro com a demanda de trabalho mais comum no município. “Com esse curso trazemos para a comunidade que atendemos um ensino de ponta, a qualificação na área de tecnologia é uma demanda para o município, pois, aqui nós temos uma das maiores empresas na área de desenvolvimento de software, além de outras empresas que operam com informática, ou seja, há uma carência muito grande de mão de obra operante e qualificada nesse âmbito. Portanto, com essa implantação estaremos formando mão de obra na base, desde o ensino médio e vinda de dentro do nosso município”, conclui Fábio.