Unindo lazer, aprendizado e contato com a natureza, a segunda edição da Colônia de Férias da Defesa Civil, realizada no Golfe Club, no Parque do Imbuí, foi um sucesso. Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, com o apoio de diversos parceiros, a iniciativa proporcionou seis dias de uma programação pra lá de especial, leve, educativa e repleta de histórias para contar.
Foram dias intensos, cheios de descobertas, sorrisos e momentos que já estão deixando saudades. Crianças e adolescentes aprenderam de forma prática, educativa e divertida sobre primeiros socorros, prevenção de incêndios, cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos e até como confeccionar um pluviômetro caseiro.
O prefeito Leonardo Vasconcellos destacou que a Colônia de Férias proporcionou às crianças uma forma diferente de aproveitar o recesso, com mais brincadeiras, experiências e interação, e menos tempo diante das telas. “Ao longo de uma semana, a programação buscou aliar aventura, diversão e aprendizado. Quero destacar o empenho da equipe da Defesa Civil e de todos os envolvidos na organização do evento. A iniciativa certamente agradou às crianças, que já devem estar esperando por novas edições”, afirmou o prefeito.
Educação ambiental, turismo educacional, experiências com a natureza, piquenique, brincadeiras e muita aventura marcaram a programação. A Colônia incluiu o turismo educacional, com dois dias de tours guiados por profissionais cadastrados no Cadastur, realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, proporcionando uma experiência que aliou lazer, aprendizado e vivência prática.



Locais visitados
A iniciativa levou o ensino para fora do ambiente tradicional, estimulando a curiosidade, o senso de pertencimento e a valorização da história, da cultura e do meio ambiente local. Durante os passeios, os participantes visitaram a Fonte Judith, a CBF e o Horto Municipal, vivenciando atividades educativas, ambientais e recreativas, transformando o passeio pela cidade em uma oportunidade leve, interativa e enriquecedora de formação cidadã.
No Horto Municipal Carlos Guinle, os pequenos exploraram o jardim sensorial com as mãos e o olfato, se encantaram com a magia das borboletas e o funcionamento do borboletário, além de participarem de uma caminhada educativa sobre a importância da conservação da natureza. O objetivo foi reforçar a formação de cidadãos mais conscientes desde a infância.
Nesta edição, as crianças também participaram de um passeio fora da cidade: uma visita ao Museu Olímpico, no Rio de Janeiro, verdadeiro berço do esporte nacional e repleto de riquezas históricas. A experiência permitiu vivenciar o esporte para além da prática, conhecendo histórias, valores, desafios e conquistas que inspiram sonhos e despertam novas possibilidades. Também houve sorteio de bolas, doadas por amigos e parceiros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Muita alegria e aprendizado
A secretária municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Mariana Antunes, ressaltou que a Colônia de Férias foi, mais uma vez, marcada por uma semana de muita alegria e aprendizado. “Agradeço a todos os amigos e parceiros que contribuíram para a realização do projeto. Estou muito feliz com mais uma edição concluída com sucesso, onde conseguimos transformar o Golfe Club em um espaço de acolhimento, aprendizado e diversão. Que venham muitas outras edições!”, comemorou.
Para fechar a colônia com chave de ouro, foi realizada a formatura de encerramento, com a presença de pais, responsáveis e autoridades que contribuíram para a realização do evento, marcada pela entrega dos certificados de participação. A solenidade contou com a presença do prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da primeira-dama Claudia Vasconcellos, da secretária de Turismo Nina Benedito, e dos vereadores Caio Pfister e Maurício Lopes.
O participante Lorenzo Souza destacou a experiência. “No início eu estava meio preguiçoso para participar da colônia de férias, mas acabou sendo algo muito especial. Aprendi sobre as lagartas, o borboletário e sobre a vida de uma forma que dá mais sentido às coisas, longe do telefone. Também conheci mais sobre Teresópolis e a história de vários pontos turísticos. Foi muito legal.”
Para Giovanna Campos, mãe dos meninos Gael e Noah, a iniciativa vai muito além de uma simples semana de colônia de férias. “É um projeto de quem realmente acredita e investe no futuro, pois essas crianças representam um legado para a cidade. Mais do que diversão, é aprendizado. Elas desenvolvem postura, conhecem seu pertencimento à comunidade e recebem a orientação dos técnicos da Defesa Civil, que foram incríveis. A organização do evento também transmitiu muita segurança aos pais. Sou muito grata e feliz por ter colocado meus filhos na Colônia de Férias da Defesa Civil.”





