Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Combate ao crime organizado e a prevenção de desastres climáticos

Alex Castellar integra comissão do COSUD em acordo histórico com o Ministério Público

Assessor especial do governador Cláudio Castro, atual presidente do Consórcio dos estados do Sul e Sudeste, integra grupo que articula colaboração mútua com os Ministérios Públicos visando a segurança das regiões O assessor especial do governador Cláudio Castro e da presidência do COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), Alex Castellar, passa a integrar a comissão responsável pela condução de um acordo inédito com os Ministérios Públicos das duas regiões. O Termo de Cooperação Técnica em construção prevê ações conjuntas em duas áreas estratégicas: o enfrentamento ao crime organizado e a resposta rápida a desastres climáticos, como enchentes, deslizamentos e incêndios.
Na prática, o documento prevê a troca de informações estratégicas, investigações conjuntas, criação de protocolos unificados e capacitação de agentes. Em casos de enchentes, deslizamentos ou incêndios, haverá apoio logístico e operacional entre os estados, acelerando o socorro às comunidades afetadas.
Para as cidades da serra fluminense, como Teresópolis, o acordo tem significado especial. Historicamente marcada por tragédias naturais, a região poderá contar com apoio extra em situações críticas e ainda se beneficiar do reforço no enfrentamento da criminalidade.
“Este acordo é um marco para toda a região. Mas, como alguém de Teresópolis, sei bem a importância de termos mecanismos de cooperação que tragam mais segurança e respostas rápidas diante de emergências. Nossa cidade já viveu situações muito difíceis e agora passa a estar inserida em uma rede ampliada de proteção, que vai beneficiar tanto a serra fluminense quanto todo o Sul e Sudeste”, destacou Castellar.
Alex Castellar reforçou que o acordo também terá impacto direto na segurança pública: “Além de atuar em emergências climáticas, estamos criando um modelo de cooperação que fortalece a prevenção e o combate ao crime organizado, garantindo mais proteção e tranquilidade para a população das nossas cidades”. Com vigência inicial de dois anos, o termo simboliza um compromisso de longo prazo: somar recursos, inteligência e experiências para proteger a população do Sul e do Sudeste.

Tags

Compartilhe:

Edição 09/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Banca de jornais da Calçada da Fama é derrubada

FEPRO: Feira da Promoção e Oktoberfest de 15 a 19 de outubro em Teresópolis

Semana Municipal de Trânsito começa quarta-feira em Teresópolis

Teresópolis recebe o 2º Mutirão Estadual de Renegociação do Consumidor

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE