Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a estação mais colorida do ano

Previsão é que Primavera, que segue até 21 de dezembro, terá muita chuva

Tem início às 10h31 desta terça-feira, 22, a Primavera no Hemisfério Sul. A estação segue até o dia21 de dezembro às 07h02, sendo climatologicamente considerada um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. “Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo”, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.
A estação tem início após o inverno e se estende até a chegada do verão. Portanto, a palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão". Ela também é conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa altura tornando as paisagens mais bonitas. No caso de Teresópolis, cercada por três unidades de conservação ambiental e muitas áreas verdes que ainda resistem à pressão antrópica, mesmo fora dos parques, geralmente nesse período a cidade fica ainda mais bonita. A temperatura costuma ser bastante amena e agradável nesse período.
Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta e ocorrem mais chuvas. Geralmente a primavera brasileira também é marcada pelo El Niño. Com uma frequência entre 2 a 7 anos, esse fenômeno natural intensifica as chuvas no Centro-Sul e as secas no Norte e Nordeste. Nesta terça-feira, primeiro dia da estação, a previsão é que Teresópolis tenha um dia chuvoso.

Começam as chuvas
Na primavera são observadas as primeiras pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, sobretudo na Região Sul e Serrana, devido à ocorrência de instabilidade atmosférica, ocasionada pelas forçantes orográficas e pelo aquecimento, que volta a predominar no estado. Também as primeiras zonas de convergência de umidade (incluindo a Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS) começam a se formar sobre o Espírito Santo, do meio para o final da estação, de maneira geral.  A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 400 mm na Região do Caparaó, Grande Vitória e leste da Região Serrana, entre 350 e 400 mm no restante das regiões Sul e Serrana e na Região Nordeste. Nas demais regiões, os valores observados ficam na faixa dos 250-350 mm. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24-26 °C na Região Serrana e 28-30 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 15-16 ºC na Região Serrana e dos 19 ºC nas demais regiões.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Interdições na Rio-Teresópolis a partir de segunda-feira

Número de vítimas do golpe do falso advogado é cada vez maior em Teresópolis

“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre tornozeleira eletrônica

Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça, diz Moraes

Cumprida mais uma etapa para construção da barreira SABO

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE