Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a programação de Natal do Sesc e Senac

Grandes shows e valorização da cultura popular nos municípios da Região Serrana

Inspirado nas mais tradicionais manifestações regionais, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem para a Região Serrana do estado do Rio o evento “Natal É A Gente Que Faz”, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam essa importante data: Amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. O Sesc RJ vai celebrar a data com uma extensa programação cultural, de hoje até o dia 6 de janeiro, com mais de 30 espetáculos de teatro, dança e circo. A programação, com mais de 200 atrações, é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc. 
Já o Senac RJ, desde o dia 6 de dezembro, participará com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas. O Senac RJ também conduzirá uma campanha de arrecadação de alimentos que serão revertidos ao programa Mesa Brasil.  
A programação de artes cênicas do Sesc Teresópolis começa nesta sexta-feira, dia 07, às 19h30, com a apresentação da “A Vida Passou Por Aqui”. O espetáculo, com classificação etária de 12 anos, terá entrada solidária mediante a apresentação de 1 kg de alimento não perecível. A premiada peça lança um olhar otimista sobre o envelhecimento e as angústias da vida e da passagem do tempo, celebrando a alegria, a amizade e a importância das relações construídas com generosidade e altruísmo. 
Neste sábado, 08, às 19h30, o Sesc recebe “Creme do Céu”. O espetáculo de dança contemporânea conta a história de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e, com a ajuda de um adolescente com quem faz amizade, procura uma forma de voltar ao céu. Enquanto vão buscando alternativas para o retorno da estrela, os dois falam sobre o sistema solar e acabam apresentando ao público características dos planetas, numa linguagem interessante e divertida.
No domingo, 09, às 15h, a praça Olímpica recebe “A Prosa Delas Não É de Panelas”. O espetáculo conta três histórias, cada uma focando uma mulher diferente: Ninguém segura Cassiadoira, Juliema desde pequena e Essa Bete promete. Cassiadoira, doida pra casar, passa por mil e uma até um final surpreendente. Juliema, educada pra ser princesa, após uma virada mostra quem é a rainha da história. Bete, ao entrar para o circo descobre que nem tudo é magia e faz uma revolução na lona, com a ajuda da mulher barbada.
Mais shows
Às 19h do dia 14 de dezembro, a Praça Olímpica recebe o “Cortejo – Folia nas Alturas”, com os Grupos Carroça de Mamulengos, Barracão Centelha e os participantes das oficinas de perna de pau e figurinos de adereços. No dia 15 de dezembro, às 15h, a Praça Olímpica terá a apresentação de “Se Alguém, de Repente, Me Oferece Flores”. Nessa inusitada brincadeira de rua, a Companhia Arteira busca valorizar o encontro, o sorriso, os olhares e a alegria, propondo cenas simultâneas em que as atrizes/palhaças, integrantes de uma entusiasmada banda de música, atrapalhadamente, preparam-se para iniciar seu cortejo musical e, de repente, envolvem a plateia na ação de dar e receber flores.
No dia 16 de dezembro, às 16h, a praça recebe a peça “Natal de Repente”. Em um vilarejo distante e esquecido, o povo pobre, em sua lida diária, se esquece do Natal, até que chegam contadores de história que percebem o sofrimento daquela gente e resolvem oferecer algum momento de alegria. Para a surpresa dos artistas, o povo não apenas se diverte como passa a interagir com a história, culminando com a montagem de um lindo presépio feito pelos moradores. Com a Cia. Cerne e a Cia. de Arte Popular.
Já no dia 21 de dezembro, a Praça Olímpica terá a apresentação “Auto de Natal de Jesus Belo Amor”. Trupe de pastoras e brincantes chegam em cortejo na cidade para encenar em praça pública a glória do nascimento de Jesus. Diante do presépio, na noite de Natal, representam a visita dos Reis Magos e pastores ao estábulo de Belém trazendo oferendas, louvores e pedidos de bênçãos. Cantos, louvações, loas e toadas são animadas pelas pastoras, poetas, músicos e dançarinos junto a Jesus, que já nasce cantando e dançando.
Também no dia 21 de dezembro, às 19h30, o teatro do Sesc Teresópolis terá a apresentação do “O Lago dos Cisnes”. No formato Solo para Crianças, o espetáculo nasce a partir do balé em quatro atos do compositor russo Tchaikovsky. Trazendo um encontro de teatro, música, dança e performance, o Lago dos Cisnes estabelece o diálogo entre o erudito e o popular, a tradição e o contemporâneo. No dia seguinte, dia 22 de dezembro, a Praça Olímpica terá, às 15h, a apresentação “Explode Coração”. Uma apresentação artística e interativa com coreografias vibrantes. Traz, de forma convidativa, o movimentar do espaço urbano, colorindo a cena cotidiana com uma manifestação artística de movimentos inusitados para dançar.  

Mais espetáculos
Também no dia 22 de dezembro, às 19h30, com classificação etária de 12 anos, o Sesc Teresópolis recebe “Elizeth, A Divina”. O espetáculo terá entrada solidária, mediante a apresentação de 1kg de alimento não perecível. Inspirado no livro biográfico da artista, do autor Sergio Cabral, o musical apresenta a vida de Elizeth Cardoso, expressando sua força poética por meio da música, do humor e da elegância, marcas registradas de sua personalidade. Com texto de Cora Carvalho e direção de Sueli Guerra, o espetáculo apresenta momentos marcantes da vida de Elizeth Cardoso, interpretada por Izabella Bicalho.
Nos dias 30 de dezembro, 5 e 6 de janeiro haverá Folia de Reis. Dia 30/12, às 18h, no bairro Mottas, dia 5/1, 20h, no bairro Cruzeiro e dia 6/1, 17h, na Praça Olímpica. A Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural e festiva, classificada, sobretudo no Brasil, como manifestação folclórica, caracterizada pela Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus.  A Folia de Reis Estrela Marte do Oriente (Mottas) e a Folia de Reis Estrela Guia (Cruzeiro), ambas da cidade de Teresópolis, se encontram para resgatar essa tradição popular.
Também estão na programação grandes espetáculos musicais como o “Os filhos dos caras”, uma homenagem dos filhos a música e a seus pais, reunindo no mesmo palco os herdeiros dos maiores ídolos brasileiros. Reunidos, Wilson Simoninha, Jair Oliveira e Léo Maia mostram um pouco do seu repertório próprio e acompanhados por um quinteto, resgatam seu DNA interpretando os grandes clássicos de Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Tim Maia.  O show será apresentado neste sábado às 20h na Praça Olímpica. No domingo, no mesmo horário e local, será a vez do “Grande Encontro: 20 anos”, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.  Para saber a programação completa em todas as regiões, acesse o site http://www.natalsescsenac.com.br/. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE