Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começam as alterações no trânsito da Tijuca em Teresópolis

Prefeitura dá início a projeto de mobilidade nos bairros

Luiz Bandeira

Desde segunda-feira (15), motoristas e pedestres que circulam pelas ruas da Tijuca devem ficar atentos: a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade dará início a uma série de alterações no trânsito do bairro. As mudanças fazem parte de um projeto de mobilidade urbana que será implementado em duas fases e tem como objetivo desafogar o tráfego e melhorar o acesso à região.

Na primeira etapa, as ruas Júlio Rosa, Roberto Rosa e trechos da Rua Yeda terão o estacionamento permitido apenas de um lado. Segundo a Secretaria, isso visa facilitar a circulação dos veículos e liberar calçadas hoje obstruídas para os pedestres. Além disso, a Rua Roberto Rosa passará a contar com vagas exclusivas para pacientes do Centro de Hemodiálise, mediante identificação no veículo.

Flagrante de confusão no trânsito da Rua Júlio Rosa na Tijuca. Em horários de saída e entrada de estudantes, ruas do bairro ficam intransitáveis.

Para orientar os condutores durante o período de adaptação, agentes da Guarda Civil Municipal estarão posicionados nos principais pontos das vias afetadas.

Em entrevista concedida à Diário TV, o secretário municipal de segurança, ordem pública e mobilidade, Sérgio Mauro Lousada, explicou a urgência das mudanças e apontou que novas medidas estão sendo estudadas para outros bairros da cidade. “Nós vivemos numa cidade com mais de cento e vinte mil veículos emplacados. As ruas são as mesmas e nós não vamos ficar inertes igual o município ficou por muitos anos, sem querer mexer, sem tentar fazer alguma coisa. Nós estamos tentando fazer e vamos fazer”, afirmou o secretário.

“Nós não vamos ficar inertes igual o município ficou por muitos anos, sem querer mexer (no trânsito), sem tentar fazer alguma coisa. Nós estamos tentando fazer e vamos fazer”, afirmou Sérgio Mauro, secretário de segurança, ordem pública e mobilidade. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Ele ainda destacou que o aumento no número de veículos, especialmente ônibus e motocicletas, tem pressionado o sistema viário da cidade. “Temos mais de 120 ônibus rodando a cada meia hora na cidade, e quase 25 mil motos circulando. Fora os veículos com placas de outros estados. Essa situação precisa ser enfrentada. O comodismo de meia dúzia não pode afetar aquele trabalhador, a trabalhadora que usa o transporte público na cidade”, completou Lousada.

Ônibus e veículos de serviço disputam espaço com carros estacionados nos dois lados em vias dos bairros mais movimentados da cidade. Como resultado atrasos nas viagens e caminhões parados no meio da rua. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Segunda fase começa em outubro
A segunda etapa do projeto está prevista para o início de outubro e trará mudanças no sentido das vias. A Rua Yeda, por exemplo, terá tráfego obrigatório em direção à Rua João Queiroz, com mão única até a Rua Júlio Rosa. Já as ruas Armando Rosa e João Bonifácio passarão a operar em duplo sentido para facilitar o acesso às vias modificadas.

A medida vem sendo respaldada por um estudo técnico conduzido pela SEMOV (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro), que será entregue ao prefeito Leonardo nos próximos dias. O estudo aponta intervenções também nos bairros da Várzea, Alto, São Pedro e Beira Linha.

Estudo técnico e simulações
Segundo o secretário, os dados estão sendo analisados por engenheiros de trânsito com o apoio de um programa de simulação de tráfego. “Esse estudo está sendo feito com simulações que indicam onde a intervenção realmente resolve o problema. Por exemplo, muito se falou em abrir o retorno na Só Tintas. Quando fizeram o estudo e a simulação, a conclusão foi que isso criaria um gargalo ainda maior na Tenente Luiz Meireles”, explicou.

Outra questão urgente em análise, segundo ele, é a da Rua da Sudamtex, que será discutida com o prefeito em reunião marcada para esta terça-feira (16).

Calçada da Fama e Rua Francisco Sá
Sobre a possibilidade de reabertura da Rua Francisco Sá, o secretário esclareceu que a proposta não tem relação com o projeto de trânsito. “Ali é uma questão de melhorar o centro urbano da cidade. O prefeito tem uma preocupação muito grande com os geradores de emprego. A ideia é reorganizar aquela área para atrair mais empresários, não simplesmente reabrir a rua como era antes”, afirmou Lousada.

População deve se adaptar
O secretário ainda fez um apelo à população, destacando a importância da compreensão e da paciência durante as mudanças. “As pessoas questionam muito porque elas se preocupam muito com elas: ‘ah, eu vou ter que retornar em tal lugar pra poder ir logo ali’. Infelizmente, vai. Mas é necessário para melhorar a vida de quem depende do transporte público”, concluiu.

Se você mora na Tijuca ou costuma circular pelo bairro, programe-se e evite imprevistos.

Meio fios pintados, placas instaladas, mas os motoristas precisam respeitar a sinalização. GCM vai fiscalizar estacionamento irregular. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Edição 01/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sine Teresópolis anuncia 235 vagas de emprego

Escola Municipal de Música de Teresópolis abre inscrição para 58 vagas

Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos

Concurso da Prefeitura: banca deve ser definida até o início de dezembro

Efeito Caramelo: sucesso de filme incentiva e impulsiona a adoção de cães

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE