Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Comunidade se une para consertar buracos em ruas

Mutirão para calçamento reuniu moradores da Granja Guarani

Marcello Medeiros

Bastante atuante, a Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani deu mais um exemplo de como a comunidade pode promover melhorias em seu local de vivência sem depender exclusivamente do poder público. Nesta quarta-feira, em um mutirão que atravessou a noite, eles promoveram o conserto de buracos em diversas vias, como Alameda Maués e José Bonifácio e outras ruas que promovem a ligação de várias partes do bairro e o ponto final do ônibus, conhecido como Pedreira. Eles se uniram para comprar o material necessário e juntos realizaram a manutenção, evitando acidentes e prejuízos com a suspensão de seus veículos, entre outros danos materiais.
Tecnicamente, o serviço deveria ser frequentemente mantido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Porém, o sucateamento dos quadros da prefeitura, promovidos pelos últimos desgovernos que passaram pelo Palácio Teresa Cristina – inclusive o anterior, que chegou a se intitular como “muito experiente para administrar” e “salvador da pátria”, mantido apenas graças a liminar no STF – acabam dificultando a prestação de serviços que parecem básicos e de pouco custo. Faltam equipamentos e pessoal para atender uma cidade que já caminha para 180 mil habitantes.
Só para se ter uma ideia dos problemas, o orçamento e tudo mais que é empregado na atual gestão, que assumiu há cerca de três meses após a realização de uma eleição suplementar, ainda é de responsabilidade do prefeito anterior. Somente a partir de 2019 o atual gestor poderá contar com orçamento idealizado por sua equipe e tentar efetivar mudanças que podem significar melhorias para o município. A péssima relação do prefeito anterior com os governos estadual e federal, diante do seu histórico, também contribuíram para que Teresópolis fosse colocada no último plano quando se falava em investimento de qualquer tipo. Além da esfera política, havia a mesma dificuldade da sociedade organizada em tentar qualquer entendimento com um prefeito mais preocupado em administrar seus grandes negócios particulares e interesses políticos do que com o desenvolvimento de Teresópolis.

Associação atuante
Esse não foi o primeiro exemplo de uma associação de moradores atuante promovida pela AMAGG, que recentemente promoveu limpeza e embelezamento de vias, além de eventos voltados para a criançada, por exemplo. Através das redes sociais, alguns teresopolitanos se posicionaram em relação ao envolvimento popular na solução dos problemas do dia-a-dia. 
“Se bobear o trabalho deles está melhor do que da prefeitura. Parabéns”, comentou Daniel Oliveira. “Isso ocorreu também no bairro de Andradas. Sabemos que não temos a quem recorrer, a não ser a associação dos moradores que está realizando a operação tapa buracos sozinha”, postou Roseane Cardoso. “Sabemos que é dever da prefeitura, mas mesmo assim agradecemos ao povo por seu esforço e dedicação e por não aceitar a destruição da cidade”, frisou Luciana Liber. “O Brasil que eu quero é esse, de pessoas que falem menos e façam mais… Parabéns aos participantes dessa ação. Em uma visão geral onde não tem verba para pagar os funcionários ‘situação em que o prefeito atual pegou a prefeitura’ essa foi a melhor iniciativa, fazer”, enfatizou Priscila Flor.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE