Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Comunidade sofre com buracos e ponte precária

Localidade tem potencial turístico e investimento em agricultura, mas está abandonada

A riqueza do Terceiro Distrito de Teresópolis pode se perder se não houver investimento ou pelo menos um pouco mais de carinho com comunidades com grande potencial para a agricultura e o ecoturismo. Muitas das localidades dessa região estão esquecidas e seus moradores, que na maioria das vezes sobrevivem das lavouras, pedem socorro aos governos municipal e estadual. Um desses pedidos de auxílio que chegou à redação do jornal O Diário de Teresópolis e Diário TV esta semana vem do Boqueirão, em Vargem Grande, onde existem centenas de lavouras e o acesso de atrativos naturais como a Mulher de Pedra, por exemplo. Segundo reclamado, a passagem de veículos está comprometida pela falta de calçamento e uma ponte em situação precária pode impedir a passagem de caminhões e do ônibus que atende a comunidade.
“Venho pedir a ajuda de vocês para alerta o prefeito e aos demais da prefeitura sobre a questão da estrada do Boqueirão em Vargem grande! Estamos com a ponte que dá acesso a passagem do ônibus quase caindo e já nos informaram que vão retirar o acesso do ônibus por lá por causa deste motivo, o que vai prejudicar a todos pois o único ponto de ônibus que teremos depois é abaixo do Hotel Le Canton. Temos um parte da rua lá toda esburacada, causando grandes prejuízos. Há anos que por lá também não temos luz nos postes das ruas o que causa a muitos estudantes voltarem tarde e na escuridão passar subindo pra sua casa algo ruim acontecer! Peço por favor que nós ajudem a situação por lá não tá das melhores”, relata a leitora Santuza Oliveira.
Os problemas relatados, infelizmente, não são realidade apenas em Vargem Grande. Na edição do dia 23 de outubro, destacamos a crítica situação da ponte que dá acesso a Serra de Vieira, no Terceiro Distrito de Teresópolis. Na reportagem, a denúncia de um problema que pode se agravar nos próximos dias e que pode deixar uma grande comunidade sem ter como escoar a produção rural de forma adequada ou crianças de irem para a escola, por exemplo. Na repercussão do assunto, a leitora Giliane Pacheco destacou que “a ponte esta precária e não é a única! Aí passa ônibus escolar e caminhões de verdura”.
Para ampliar a discussão sobre o tema que afeta centenas de famílias e pode prejudicar ainda muitos estabelecimentos comerciais que dependem do que é plantado na zona rural, conversamos com o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes, que relatou que a pasta está fazendo um levantamento sobre o estado das pontes do interior para estabelecer prioridades na recuperação ou manutenção. Ele lembrou que a catástrofe natural registrada em 2011 causou muitos prejuízos para as localidades da zona rural e que, até hoje, o município ainda não conseguiu uma reestruturação plena.
“Na Tragédia eu estava à frente da secretaria e fizemos levantamento de 49 pontes que de alguma maneira foram abaladas no município. Estabelecemos uma lista de prioridades e essa lista foi aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis e entregue ao governo do estado através do representante da Emop e da secretaria de estado de Agricultura presentes no município à época. além disso, as próprias condições financeiras e econômicas da prefeitura pós-tragédia dificultam a manutenção dessas pontes. Muitas são de madeira, com vão de altura baixa em relação ao rio e que no período de chuvas sofrem impacto por conta da pressão da água. É situação e que nos preocupa, por isso estamos fazendo levantamento novamente das pontes do interior estabelecendo uma lista de prioridades para manutenção e assim atacando essas prioridades. Paralelo a isso estamos fazendo parceria com algumas associações de moradores tendo em vista a dificuldade financeira e orçamentária da prefeitura. Geralmente essas associações de moradores fornecem material e nós a mão de obra para executar o serviço”, explicou Fernando.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 12/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como pedir a renovação ou a segunda via da CNH pelo Posto Digital

Rua Dr. Aleixo permanece interditada e buraco gera transtornos para a população

prefeitura

Em apenas dois meses, prefeitura recebeu mais de R$ 30 milhões do governo estadual

Dia Mundial do Lazer: Sesc oferece atividades que unem tecnologia e diversão

Mulher presa após furtar 19 peças de roupa e calçados em loja na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE