A Polícia Militar do Rio de Janeiro anunciou que vai convocar este mês mais 800 aprovados no último concurso realizado para o cargo de Soldado. Os futuros PMs vão ingressar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), onde passarão por curso de treinamento. Ainda está previsto o chamamento de outros 1700 aprovados no processo seletivo de 2014 até o fim deste ano. O escalonamento de convocações deve ser distribuído da seguinte maneira: Julho, 450 aprovados; Agosto, 450; Novembro, 400; e Dezembro, 400 convocações.
Dessa forma, já estão em andamento estudos para a realização de novo concurso público para a corporação, com previsão de duas mil vagas. “Já estão sendo feitos estudos internos para a realização desse concurso. É só uma questão de chamar os aprovados da última seleção para poder lançar um novo edital”, ressalta o coronel Mauro Fliss.
O último processo seletivo da Polícia Militar foi composto por Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e Redação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da organizadora; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; Exame Antropométrico de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exame Toxicológico, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exames Médicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; e Investigação Social e Documental, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ. As provas objetivas foram aplicadas em Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.
Exigências
O novo certame deve seguir o que foi cobrado no último. Para concorrer a uma das vagas de Soldado, o candidato deverá ter idade compreendida de 18 (dezoito) anos na data de matrícula e 30 (trinta) anos até a data limite do período de inscrição; ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo, de forma que esteja concluso até a data prevista em edital para a fase de Pesquisa Social; carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente Categoria “A”; e para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m; e para candidatos do sexo feminino, ter altura mínima de 1,60m. Durante o curso, a remuneração inicial é de R$ 2.213,62. Após a formatura, o valor passa a ser de R$ 3.452,55.