* Matéria atualizada às 17h
Nota que acaba de ser divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio confirma a primeira morte por febre amarela na região fluminense. A vítima, Sérgio Pìnheiro tinha 47 anos e teria contraído a versão silvestre da doença. Ele morava em Canoas e morreu há uma semana, embora a doença só tenha sido confirmada hoje. Outro caso é de um morador de Valença, que está internado. A pasta esclarece que a cobertura vacinal nos municípios de Teresópolis e Valença é superior a 80%. Foram disponibilizadas doses suficientes para vacinar 100% da população das duas cidades. As prefeituras receberam recomendação para intensificar a vacinação, especialmente nas áreas de mata.
Vacinação
Atendendo determinação do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 13, uma ação especial para intensificar a campanha de vacinação contra febre amarela, que já vem acontecendo em Teresópolis desde abril de 2017. O atendimento acontece das 8h às 17h nos postos de saúde do interior e nos PSFs da cidade. Já na segunda-feira, 15, a vacinação acontecerá em Canoas e Prata dos Aredes, no 3º Distrito. Cerca de 250 profissionais da Saúde estarão envolvidos na ação.
De acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, em 2017 o município vacinou mais de 120 mil pessoas contra febre amarela, uma cobertura superior a 80% do público-alvo, na cidade e no interior.
Quem deve vacinar
Todas as pessoas entre nove meses e 60 anos. A vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Idosos, porém devem apresentar autorização médica.
Locais e horário de vacinação
SÁBADO, dia 13 • 8h às 17h: PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Florestal, Granja Guarani, Meudon, Pimenteiras, Perpétuo, Quinta Lebrão, Rosário, Vargem Grande e Venda Nova; Unidades Básicas de Saúde de Albuquerque, Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira e Água Quente; Centro de Saúde da Várzea.
Sérgio Pinheiro, 47 anos, vítima da Febre Amarela em Teresópolis