A sexta edição do Evento Ambiental do Vale da Revolta movimentou o bairro nesta quarta-feira, (26). Poder público, comunidade e parceiros participaram da mobilização sobre a importância da preservação do meio ambiente, a fim de reduzir os danos no período das chuvas, que se aproxima. “Essa é uma importante ação que fazemos nesta comunidade, que é muito atingida no período chuvoso. Tem cunho preventivo, educativo e de cuidado com a população”, pontuou Raimundo Lopes, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Plantio de mudas nativas, retirada de lixo da encosta, cadastramento e revisão do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) foram alguns dos serviços realizados. “Tivemos atividades de conscientização ambiental e a revitalização de um espaço de convivência para a comunidade, o que traz dignidade aos moradores”, comentou Mariana Mussolini, Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente.
Já no estande da CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), as crianças do bairro receberam informação sobre o Projeto Fauna Viva, realizado em parceria com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A campanha contribui para a preservação dos animais silvestres da região da Estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba.
“Devemos lembrar as pessoas que o meio em que vivemos deve ser preservado, em todos os sentidos. A Associação de Moradores tenta implantar essa política de responsabilidade comunitária há seis anos. Defendendo a preservação do meio em que vivemos, nós defendemos a nós próprios”, argumentou Tadeu Florêncio, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta.
Foram parceiros da iniciativa a Prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente, de Defesa Civil, de Desenvolvimento Social e de Serviços Públicos, o 16º Grupamento de Bombeiro Militar, a CRT, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos, em atuação conjunta com a Associação de Moradores do bairro.