Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Construindo Acessos e Derrubando Barreiras” é tema do “Lugar de Fala 2023”

Terceira edição do seminário online e gratuito promovido pela Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs, abordará a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, promoverá a terceira edição do seminário gratuito “Lugar de Fala”. O encontro se propõe a combater o preconceito e promover a conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, abordando temas como acessibilidade, mudanças atitudinais e práticas inclusivas. Aberto ao público, o seminário será transmitido ao vivo no próximo dia 26 de setembro, a partir das 9h30, pelo canal do YouTube da Estácio. Para conferir a programação completa acesse institutoyduqs.com.br/lugardefala
“Nas edições anteriores, o Lugar de Fala fez a diferença na promoção da equidade, inclusão e respeito, e nesta terceira edição não será diferente. O Instituto Yduqs e a Estácio estão unindo forças mais uma vez para conscientizar não apenas nossa comunidade acadêmica, mas também toda a sociedade. Vamos abraçar a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência, inspirando estudantes de todas as áreas a construir um ambiente verdadeiramente diverso e igualitário”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.
Com o objetivo explorar diferentes aspectos da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, o Seminário será composto por palestras, painéis de discussão e atividades interativas dispostas em quatro mesas: “Mudanças Atitudinais e Empatia”; “Inclusão no Mercado de Trabalho”; “Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva – Garantindo oportunidades iguais na educação”; e “Representatividade e Voz da Comunidade – Empoderando pessoas com deficiência para serem agentes de mudança”. Encerrando as atividades, Guilherme Bara, consultor de Diversidade e Inclusão e Compliance, Palestrante e TedSpeaker, comandará a Master Class: A Inclusão do Profissional com Deficiência – O que você tem a ver com isto, em uma síntese com as principais discussões e insights obtidos ao longo do seminário.

Marcelo Cardoso, atleta paralímpico vinculado ao Instituto Yduqs, vivencia diariamente os desafios e vitórias que vêm com a deficiência e compartilhará sua experiência no Seminário para inspirar mudanças positivas na sociedade. Foto: Divulgação

Marcelo Cardoso, atleta paralímpico vinculado ao Instituto Yduqs, vivencia diariamente os desafios e vitórias que vêm com a deficiência e compartilhará sua experiência no Seminário para inspirar mudanças positivas na sociedade. “Nossa presença e voz em eventos como esse lembram a todos que a inclusão é um caminho para a equidade, respeito e compreensão mútua. Juntos, podemos quebrar barreiras, derrubar estereótipos e construir um mundo onde a diversidade é celebrada e todos têm a oportunidade de prosperar”, reforça.

18,6 milhões de pessoas com deficiência
A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. O indicativo faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, as pessoas com deficiência estão menos inseridas no mercado de trabalho, nas escolas – e, por consequência, tem acesso a renda mais dificultado. A pesquisa analisou ainda o perfil das pessoas com deficiência a partir dos principais indicadores de mercado de trabalho. Segundo o IBGE, 26,6% das pessoas com deficiência encontram espaço no mercado de trabalho. O nível de ocupação para o resto da população é de 60,7%. Cerca de 55% das pessoas com deficiência que trabalham estão em situação de informalidade.
A Estácio e o Instituto Yduqs investem em diferentes iniciativas em prol de uma sociedade mais justa e com equidade. O Seminário Lugar de Fala – Construindo Acessos e Derrubando Barreiras, edição 2023 está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 3, 4, 8, 10 e 16 da Organização das Nações Unidas (ONU), abordando saúde, educação, trabalho, redução de desigualdades e justiça social.

SERVIÇO
Seminário Lugar de Fala – Construindo Acessos e Derrubando Barreiras
Data: 26 de setembro (terça-feira)
Horário: Das 9h30 às 17h
Programação e transmissão do evento: https://institutoyduqs.com.br/lugardefala/

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE