Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

COPBEA alerta para sanções em casos de animais encontrados em vias públicas

Mesmo se dono chegar durante o flagrante, é preciso pagar multa para evitar apreensão e encaminhamento para Seropédica

Depois que um animal de grande porte é apreendido em via pública, ele só é liberado após a emissão e o pagamento das taxas de apreensão e de transporte. Isso acontece mesmo que o proprietário compareça no local da ocorrência. Do contrário, o bicho é encaminhado ao curral de apreensão, em Seropédica. O alerta é da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA). Foi o que aconteceu na última quinta-feira, 23, quando a Guarda Civil Municipal apreendeu um cavalo solto na Rua Oliveira Lima, na Fazendinha, atendendo a denúncia registrada na Ouvidoria Geral, e acionou a equipe da COPBEA. “O proprietário apareceu logo depois que a apreensão foi feita. Quando isso acontece, o animal só é liberado após a emissão de guias e o pagamento das taxas de apreensão e de transporte, já que animal solto em via pública é uma infração prevista em lei. Foi o que aconteceu nesse caso. Até porque esse cavalo era visto com frequência perambulando pelas ruas do bairro, mas quando a fiscalização chegava, ele já havia sido recolhido pelo dono”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Animais de grande porte como cavalos, bois, burros e mulas que permanecem em via pública são apreendidos e conduzidos ao curral de apreensão, onde ficam sob guarda por até 7 dias. Para reaver os animais, os donos devem fazer contato com a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames. Depois desse prazo, se não houver retorno do proprietário, os bichos poderão ser leiloados, vendidos ou doados, conforme previsto em lei.

Como denunciar
Contatos com a COPBEA podem ser feitos pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br ou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (21) 2742-7763, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Tags

Compartilhe:

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Paróquia Santa Rita de Cássia celebra 25 anos de criação da diocese

Automedicação em casos de dengue pode até agravar complicações da doença

Sine divulga 147 vagas de emprego em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE