Maria Eduarda Maia
Você já pensou em transformar a vida de um animalzinho e ganhar um companheiro? Cães que já enfrentaram abandono e maus-tratos agora esperam por uma nova chance para terem um lar com muito amor e aconchego. Eles foram resgatados pela Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COPBEA), estando todos vermifugados e vacinados, e estarão disponíveis na feirinha de adoção que reúne esses animais e reforça a importância da adoção. A próxima edição acontece nesta sexta-feira (09), na Calçada da Fama, na Várzea, das 10h às 14h para mostrar à população alguns dos bichinhos salvos, que esperam algo simples: cuidado e carinho.
A iniciativa já acontece há um tempo no município e já mudou a história de inúmeros animais. Todos os cães disponíveis passaram por resgate, cuidados veterinários e acompanhamento até estarem prontos para adoção.

Nova chance
Em entrevista ao Diário, a coordenadora da COPBEA, Josiane Domingos, destaca que a iniciativa é extremamente importante para conscientizar as pessoas sobre o poder da adoção. “A feira em primeiro lugar tem o objetivo mudar vidas e divulgar também a necessidade que o canil municipal tem de doar animais. A gente tem hoje uma quantidade muito grande de animais adultos que merecem uma segunda chance. Então sempre falamos que para um adulto entrar, outro precisa sair”, disse Josi, reforçando a importância de respeitar os animais, principalmente os que são vítimas de abandono e que não possuem raça.

Como adotar
Para formalizar a adoção é necessário ser maior de 18 anos, apresentar a identidade e o comprovante de residência, responder um questionário e passar por uma entrevista com a equipe da COPBEA, assinando o termo de posse responsável. “Nós somos muito criteriosos, mas fazemos exigências que todos podem cumprir se estiverem prontos para adotar”, ressaltou Josiane, pontuando que às vezes pode acontece uma adoção por impulso, mas que ela e sua equipe sempre estão atentos, realizando toda uma triagem.

Trabalho da COPBEA
A COPBEA, equipamento da secretaria municipal de Saúde que atua em prol do bem-estar dos animais, não realiza só os resgates daqueles que mais precisam, realizando também a fiscalização e o acolhimento. “É um trabalho excepcional. Sempre falo para as pessoas que podem procurar a gente, conhecer, trazer parcerias e ajudar porque a gente precisa ser a voz desses animais”, declarou Josiane Domingos. Para mais informações sobre as próximas feiras de adoção e as atuações da COPBEA, basta conferir as atualizações no Instagram @adoteumamor.teresopolis .








