Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Copbea mantem campanha de adoção responsável de cães e gatos em Teresópolis

Animais que foram abandonados ou sofreram maus tratos carecem de carinho e proteção

Luiz Bandeira

O amor, segundo o que está descrito na literatura, é um substantivo masculino que define o sentimento que predispõe a desejar alguém, sentimento de afeto ou extrema dedicação; apego, sentimento que nos impele para o objeto dos nossos desejos; atração; paixão. Não se compra um amor, não é mesmo? Você conquista ou, em Teresópolis, você pode adotar amor de verdade e sincero. Isso porquê, graças a Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal, você pode compartilhar esse sentimento único com um dos cães e gatos adultos e filhotes disponíveis para adoção responsável. São animais dóceis, abandonados em ruas do município, à espera de alguém lhes dê um lar, muito amor e carinho.
A COPBEA realiza um trabalho fundamental para o município quando abriga, alimenta, trata e encaminha para adoção diversos animais que foram abandonados ou resgatados de maus tratos. Todos eles são vacinados e vermifugados, os adultos são castrados e os filhotes tem a garantia de que, quando atingirem a idade ideal, também serão castrados sem custo para o adotante. Vale lembrar que estes animais estão sob a guarda da Prefeitura no Centro de Triagem Animal da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Controle de Zoonoses, no Fischer. “Nossa intenção é dar oportunidade para que esses animais sejam adotados e cuidados por tutores responsáveis, abrindo vaga para abrigar temporariamente outros cães resgatados de situação de abandono e de maus tratos”, definiu Jackson Muci, em entrevista recente ao Diário.
As fotografias dos animais disponíveis para adoção podem ser conferidas por meio do link https://www.instagra m.com/adoteumamor.teresopolis/. Para formalizar a adoção é necessário: Ser maior de 18 anos; Apresentar original e cópia do RG e Comprovante de Residência; Responder questionário e passar por uma entrevista com a equipe da Copbea; Assistir palestra sobre proteção e bem-estar animal; Assinar termo de posse responsável; Levar caixa de transporte, coleira e guia adequados ao perfil do animal adotado.
Desde 2019, a Copbea, órgão ligado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza o censo animal do município para dimensionar e direcionar as políticas públicas voltadas à causa animal. A crescente população de animais errantes e abandonados é uma questão que trás consequências sanitárias, um problema que precisa ser equalizado através do controle de natalidade de cães e gatos. Para sanar o problema somente um trabalho intensivo do poder público somado a iniciativa da população vai conseguir controlar a procriação destes animais. A adoção destes animais, que depois de resgatados ficam confinados a espera de um tutor, é a melhor forma de o teresopolitano colaborar no controle da população animal na cidade.
Contato com a Copbea pode ser feito pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br. Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser encaminhados à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Reprodução COPBEA

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE