A Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS) do Corpo de Bombeiros, em parceria com o Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) e a Diretoria Geral de Veteranos e Pensionistas (DGVP), tem promovido palestras sobre o Programa de Preparação para a Reserva (PPR), no auditório da Diretoria Geral de Saúde (DGS).
Criado em 2020, o Programa de Preparação para a Reserva (PPR) tem se consolidado como uma importante iniciativa no cuidado e valorização dos bombeiros militares que se aproximam da Reserva Remunerada (R/R). Desde sua implantação, já foram realizadas mais de 82 oficinas temáticas, beneficiando 1.419 bombeiros militares em todo o estado.
O PPR foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o bombeiro militar na transição para a Reserva Remunerada, promovendo o planejamento pessoal, financeiro e emocional para essa nova fase da vida. Voltado aos militares com vinte anos ou mais de serviço, o programa oferece um espaço de reflexão, troca de experiências e fortalecimento dos vínculos entre os integrantes da corporação.
As principais temáticas são: direitos do bombeiro militar na reserva remunerada, educação e gestão financeira, alimentação e hábitos saudáveis. As atividades também estimulam o planejamento de futuro, discutem o processo de envelhecimento e incentivam o desenvolvimento de novas habilidades para a vida pós-caserna.
As ações do PPR são conduzidas pelos oficiais assistentes sociais da DGAS, que atuam nos 21 polos descentralizados de Serviço Social. Por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa, os profissionais promovem atividades coletivas em diversos quartéis do CBMERJ. O programa ainda conta com parcerias com especialistas de diferentes áreas, ampliando o alcance dos temas voltados ao bem-estar e à qualidade de vida dos bombeiros. A previsão é realizar a ação em todas as unidades da corporação.
“A iniciativa reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros com o cuidado integral e contínuo de seu efetivo, valorizando cada trajetória e apoiando a tropa na construção de uma transição segura, planejada e positiva para a reserva remunerada, uma nova etapa de conquistas”, destaca o Comando do CBMERJ.









