Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corpo de Bombeiros: Taxa de incêndio vence no mês de abril

Reequipamento operacional da corporação é uma das aplicações do recurso

Os vencimentos da Taxa de Incêndio acontecem entre os dias 8 e 12 de abril. Os valores do tributo, previsto no Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro, variam entre R$ 30,95 (para imóveis com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 1.857,29 (bens não-residenciais com mais de mil metros quadrados). A contribuição obrigatória anual é aplicada no reequipamento operacional, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Defesa Civil. A Taxa de Incêndio é exigida às localidades abrangidas pelo sistema de prevenção e extinção de incêndios, tanto naquelas que possuem o serviço instituído pelo Estado, quanto nas cidades vizinhas, desde que as suas sedes sejam distantes até 35 km das sedes dos municípios em que o serviço esteja instalado.
Conforme prevê a legislação vigente, ficam isentos do pagamento da taxa de incêndio os aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física, proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 metros quadrados, e que recebam proventos ou pensão de até cinco salários mínimos, além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção será concedida pelos Bombeiros mediante a apresentação, pelo beneficiário, da prova do atendimento dos requisitos acima estabelecidos.

Boletos
Assim como nos dois últimos anos, existem dois tipos de boletos: Um pagável em qualquer banco, começando pelo código 237, para aqueles contribuintes com os dados cadastrais atualizados (CPF/CNPJ) no Funesbom; e outro pagável exclusivamente no Bradesco, começando pelo código "856" para aqueles contribuintes cujos dados cadastrais se encontram desatualizados. Trata-se de uma regra do Banco Central. O boleto, que é enviado pelos Correios, também pode ser impresso no site do Funesbom (www.funesbom.rj.gov.br), tendo em mãos o nº CBMERJ ou a inscrição predial, que consta do carnê do IPTU.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Granja Comary alimenta sonhos dos jovens craques da Seleção Sub-17

IFPS BRASIL 2025: Teresópolis lidera ranking de qualidade de vida na Região Serrana

Bagunça de fios em postes continua gerando situações de risco

Aberto concurso de vídeos sobre coleta seletiva em Teresópolis

Detran RJ terá mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE