Maria Eduarda Maia
O cabelo pode parecer simples para a grande parte das pessoas, não indo além do valor estético. Entretanto, para mulheres que são pacientes oncológicas, ele restaura a autoestima e a dignidade, proporcionando conforto e segurança a todas que enfrentam os desafios do câncer ou outras condições que causam a perda de cabelo ao longo do tratamento. E essa é a proposta do projeto social “Corrente do Bem”, que há 11 anos transforma a vida das mulheres, se destacando pelo seu banco de perucas. “Saber que estamos todos esses anos com toda uma equipe por trás, um projeto completamente voluntário, é simplesmente sensacional. Tenho parceiros que estão comigo desde o começo, então tudo isso é muito legal”, declarou a fundadora do “Corrente do Bem”, Renata Caldas, em entrevista ao Diário.
Para comemorar o aniversário do projeto social será realizado um grande evento na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro de Teresópolis, no dia 3 de outubro, com o tema do Outubro Rosa, em parceira com o Segurança Presente. “O projeto começou durante essa época por conta da minha mãe que é uma paciente oncológica. Então, desde 2014 eu faço questão de comemorar essa data. Se eu sou o que sou hoje, é por tudo o que passei, tendo que celebrar nesta época”, explicou Renata Caldas.

Programação
De acordo com a fundadora do projeto “Corrente do Bem”, será um grande evento, algo que nunca fez nessas proporções. “Nunca fiz um evento com tanto carinho e empenho. Vamos ter de tudo no dia, desde prevenção até o pós diagnóstico. Vamos ter saúde, dentista, enfermagem, nutrição, suplementação e esporte”, contou Renata, que também disse que terá apoio sobre a violência doméstica e até ao empreendedor. “Estamos englobando tudo o que podemos porque, com o tratamento, as pessoas ficam muito debilitadas, não só na questão da saúde. Então precisamos falar sobre tudo”, pontuou.
O evento será completo, oferecendo massoterapeuta, fisioterapeuta, corte gratuito para quem doar os cabelos para a confecção de perucas, oficina de confecção de turbantes, banco de perucas, recreação para as crianças e apoio jurídico, psicológico e nutricional. Além disso, o público também poderá contar com os serviços que serão realizados pelo programa “RJ para todos”, como a emissão de documentação gratuita, com a emissão de segunda via do RG, por exemplo.
Serviço
O evento do Outubro Rosa, em comemoração aos 11 anos do projeto “Corrente do Bem” acontecerá na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, no dia 3 de outubro, das 9h às 13h. A entrega das senhas do programa “RJ para todos” será das 9h às 11h.