Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corte da Barra em Teresópolis: DNIT libera meia pista ao tráfego de veículos e pedestres

Luiz Bandeira

O cronograma da obra de contenção de encosta na Avenida Presidente Roosevelt, trecho inicial da BR-495, conhecido como Corte da Barra, teve alteração neste início de semana. A previsão inicial era de duas semanas de interdição total do trecho, com desvio para a Rua das Paineiras, no bairro de mesmo nome. Porém, nesta segunda-feira, 30, os motoristas se surpreenderam com o bloqueio apenas parcial, possibilitando a passagem de veículos e pedestres do lado direito para quem segue em direção à Barra do Imbuí, já que os operários trabalham ocupando somente o lado esquerdo no mesmo sentido. Segundo o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) em Teresópolis, Antônio Carlos Maioli, os trabalhos de supressão de vegetação e rochas soltas estão em fase final.

A nova etapa, ainda segundo Maioli, contemplará a instalação de telas de proteção e tirantes de contenção, posteriormente será iniciada a etapa de drenagem quando serão construídas canaletas e escadas hidráulicas, imprescindíveis para o escoamento de águas de chuva evitando assim deslizamento de talude na parte mais alta da encosta da montanha rompida pela rodovia. O representante do DNIT informou também que, no lado oposto de onde os operários estão trabalhando, não houve ainda nenhuma intervenção, pois há uma questão a ser resolvida junto à empresa concessionária de energia que atente o município, Enel, que ficou incumbida de apresentar um novo projeto para a rede elétrica que passa sobre o Corte da Barra. Maioli informou ainda que a Enel tem prazo para apresentar tal projeto e que após a execução desse projeto da companhia elétrica, a empreiteira contratada pelo DNIT começará a contenção naquele lado do Corte da Barra.

Obra em caráter emergencial

Esse é um serviço em caráter emergencial, tocado por empresa contratada pelo DNIT. Segundo Antônio Carlos Maioli, esse status impõe à obra um prazo máximo de seis meses para conclusão total, no entanto o representante do órgão afirmou à nossa equipe que tudo está no cronograma e a conclusão dos trabalhos deve se dar antes do prazo estipulado.

Rotas alternativas

O motorista que segue da Barra do Imbuí no sentido Centro da Cidade continua tendo que passar pela Rua das Paineiras, onde o tráfego de veículos está sendo orientado pela Guarda Civil Municipal. A Rua Oscar José da Silva, no Panorama é uma boa opção para fugir dos transtornos da obra e pode ser utilizada como rota alternativa para passagem de veículos e de pedestres nos dois sentidos entre o bairro de Pimenteiras e o Centro da cidade. Uma alternativa de trajeto pouco conhecida é seguir pela Rua Dr. Oliveira na Barra do Imbuí, até Pimenteiras, Rua Guandu, passando por trás do 30º BPM, acessando a Rua Professora Carmem Gomes no Panorama onde há ligação com o Centro.

Tecnologia indica melhor caminho

Utilizando o aplicativo “Waze for Cities”, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, agendou os bloqueios na plataforma, e assim, quem fizer este trajeto utilizando o aplicativo será automaticamente direcionado para a via alternativa mais rápida. O endereço eletrônico  para acessar a plataforma é: (https://www.waze.com/pt-BR/events/containment-works-2023-01-24). Para baixar a ferramenta no smartphone Android basta acessar o Play Store e digitar Waze (GPS e Trânsito ao vivo) e para Apple acessar o App Store e buscar pelo aplicativo.

Tags

Compartilhe:

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

Lar Tia Anastácia precisa de doações de alimentos

Teresópolis, o destino multifacetado que encanta a todos

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE