Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corte da Barra: Enel diz que está trabalhando dentro do prazo previsto

Concessionária informa ainda que pagamento para mudança da rede só ocorreu recentemente

Marcello Medeiros

Na semana passada, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve mais uma vez na Avenida Presidente Rooselvet para apurar o andamento das obras de contenção de encostas no trecho conhecido como “Corte da Barra”, que desde o ano passado segue com o trânsito parcialmente modificado devido à deslizamento de pedras e o início das obras de contenção contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, o DNIT. O lado esquerdo da pista, sentido Barra do Imbuí, já foi concluído. A parede no lado inverso, porém, só está parcialmente em manutenção porque, segundo apuramos com o órgão federal, é aguardada ação da ENEL para a mudança na rede de energia e consequentemente liberação do espaço aéreo para os funcionários da terceirizada. Em nota encaminhada para nossa redação, a concessionária de energia elétrica que atua em Teresópolis informou que está trabalhando dentro do prazo previsto. “A Enel Distribuição Rio informa que a empresa contratada pelo DNIT para as obras do Corte da Barra deu entrada na solicitação de readequação da rede elétrica em 24 de janeiro e que todas as etapas que cabem à distribuidora neste processo foram cumpridas dentro dos prazos previstos”.

Ainda segundo o posicionamento oficial da empresa, “a Enel Rio já elaborou o projeto de readequação da rede elétrica e, no dia 1º de março, enviou o orçamento do serviço para a empresa contratada pelo DNIT, responsável pelo pagamento dos custos com as mudanças na rede”, sendo que o pagamento do serviço foi realizado somente na última sexta-feira, dia 17. “A partir de agora, a Enel Rio tem um prazo regulatório de 120 dias para executar a obra. Entretanto, dará prioridade ao projeto, buscando concluir o trabalho em prazo reduzido”, justificou ainda a concessionária.

Obra temporária
Além do prejuízo ao tráfego de veículos, que diariamente vem sendo desviado para a Rua das Paineiras, em bairro de mesmo nome, por conta da demora na conclusão da obra há o risco também de um reequilíbrio financeiro por parte da empreiteira contratada para o serviço. Segundo as informações colhidas junto a funcionários do DNIT, o projeto apresentado pela empresa de energia elétrica prevê transferir provisoriamente a rede para o outro lado da via até que seja construída uma nova rede, subterrânea e definitiva. Por conta desse imbróglio não é possível determinar ainda quando a obra será concluída.
sse é um serviço em caráter emergencial, tocado por empresa contratada pelo DNIT, necessária para preservar a vida de quem trafega ou caminha pelo Corte da Barra, já que há um histórico de acidentes envolvendo rochas e vegetação desprendidos da encosta e que já fizeram vítimas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre DNIT, esse status impõe à obra um prazo máximo de seis meses para conclusão total, na ocasião o representante do órgão afirmou à nossa equipe que tudo estava no cronograma e a conclusão dos trabalhos deveria se dar antes do prazo estipulado.

Edição 04/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

GCM vai acabar com vagas exclusivas para farmácias em Teresópolis

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

Novas vítimas do golpe do ‘falso advogado’ em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE