Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corte da Barra: Enel diz que está trabalhando dentro do prazo previsto

Concessionária informa ainda que pagamento para mudança da rede só ocorreu recentemente

Marcello Medeiros

Na semana passada, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve mais uma vez na Avenida Presidente Rooselvet para apurar o andamento das obras de contenção de encostas no trecho conhecido como “Corte da Barra”, que desde o ano passado segue com o trânsito parcialmente modificado devido à deslizamento de pedras e o início das obras de contenção contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, o DNIT. O lado esquerdo da pista, sentido Barra do Imbuí, já foi concluído. A parede no lado inverso, porém, só está parcialmente em manutenção porque, segundo apuramos com o órgão federal, é aguardada ação da ENEL para a mudança na rede de energia e consequentemente liberação do espaço aéreo para os funcionários da terceirizada. Em nota encaminhada para nossa redação, a concessionária de energia elétrica que atua em Teresópolis informou que está trabalhando dentro do prazo previsto. “A Enel Distribuição Rio informa que a empresa contratada pelo DNIT para as obras do Corte da Barra deu entrada na solicitação de readequação da rede elétrica em 24 de janeiro e que todas as etapas que cabem à distribuidora neste processo foram cumpridas dentro dos prazos previstos”.

Ainda segundo o posicionamento oficial da empresa, “a Enel Rio já elaborou o projeto de readequação da rede elétrica e, no dia 1º de março, enviou o orçamento do serviço para a empresa contratada pelo DNIT, responsável pelo pagamento dos custos com as mudanças na rede”, sendo que o pagamento do serviço foi realizado somente na última sexta-feira, dia 17. “A partir de agora, a Enel Rio tem um prazo regulatório de 120 dias para executar a obra. Entretanto, dará prioridade ao projeto, buscando concluir o trabalho em prazo reduzido”, justificou ainda a concessionária.

Obra temporária
Além do prejuízo ao tráfego de veículos, que diariamente vem sendo desviado para a Rua das Paineiras, em bairro de mesmo nome, por conta da demora na conclusão da obra há o risco também de um reequilíbrio financeiro por parte da empreiteira contratada para o serviço. Segundo as informações colhidas junto a funcionários do DNIT, o projeto apresentado pela empresa de energia elétrica prevê transferir provisoriamente a rede para o outro lado da via até que seja construída uma nova rede, subterrânea e definitiva. Por conta desse imbróglio não é possível determinar ainda quando a obra será concluída.
sse é um serviço em caráter emergencial, tocado por empresa contratada pelo DNIT, necessária para preservar a vida de quem trafega ou caminha pelo Corte da Barra, já que há um histórico de acidentes envolvendo rochas e vegetação desprendidos da encosta e que já fizeram vítimas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre DNIT, esse status impõe à obra um prazo máximo de seis meses para conclusão total, na ocasião o representante do órgão afirmou à nossa equipe que tudo estava no cronograma e a conclusão dos trabalhos deveria se dar antes do prazo estipulado.

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Restaurante Donna Tê realiza mais uma edição do “Jantar Imperial”

Portais de Hércules, o lugar mais bonito da Serra dos Órgãos

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

Petrópolis: Quatro pessoas da mesma família presas por extorsão mediante sequestro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE