Luiz Bandeira
A obra de contenção da encosta no Corte da Barra começa nessa terça-feira, 24, e para isso a Avenida Presidente Roosevelt, trecho no Km 0,5 da BR 495, será totalmente interditada para a circulação de veículos e pedestres. A Polícia Rodoviária Federal fará os bloqueios e a Guarda Civil Municipal atuará nas vias que serão utilizadas como alternativa aos motoristas e pedestres, orientando a população. Na tarde desta segunda-feira, 23, a equipe do jornal O Diário e Diário TV esteve na 4ª Delegacia da PRF, na Avenida Presidente Roosevelt, logo após a reunião entre o chefe da unidade, Inspetor PRF Marcelo Monteiro, o agente federal de trânsito Antônio Carlos Maioli e o comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, para traçar as estratégias que serão adotadas com o objetivo de minimizar transtornos e manter a interdição, zelando pela segurança de todos.
O Inspetor PRF Marcelo Monteiro falou sobre a interdição. “O fechamento vai acontecer a partir do dia 24 de janeiro e vai até o dia 05 de fevereiro, o status do fechamento vai ser fechamento total. O desvio da BR-495, tanto de quem vem de Itaipava, sentido Teresópolis, quanto de quem vai em sentido Itaipava será pela Rua das Paineiras”, anunciou o PRF, que informou ainda que a Rua das Paineiras terá o estacionamento e parada de veículos proibidos para melhorar o fluxo na via, muito estreita em determinados pontos e que sofrerá um aumento no tráfego de veículos nesse período de obras no Corte da Barra.
O PRF disse também que a previsão é de duas semanas de interdição. “A previsão de fechamento é uma previsão de duas semanas e depois dessas duas primeiras semanas a gente vai se reunir, pra ver o que foi feito de evolução e partir daí a gente traçará um novo planejamento pra população local ficar ciente do que está acontecendo em relação às obras”, pontuou o agente federal.
GCM de olho no trânsito
A interdição acontecerá no período entre às 7h e 18h, a passagem será liberada entre 18h e 6h. O comandante da Guarda Municipal, Gil Wellington informou como agirão os agentes municipais de trânsito nesse período de obras. “Essa é uma demanda antiga, desde o início do ano o prefeito nos convocou, junto com o secretário de segurança pública e o responsável do Dnit aqui no estado quando ficou determinada a realização de uma operação e hoje pela manhã já iniciamos junto com os moradores, que foram bem solidários com a gente. Informamos que não pode ficar com o carro estacionado”, disse Gil, que informou ainda que a via que será alternativa ao tráfego, pois já não tem tanto carro estacionado. “Quem passar por lá agora vai ver a rua 90% já limpa e orientada para ficar liberada. Determinamos que equipes nossas a partir desta segunda-feira, 23, à noite esteja sinalizando o local e também a partir das 7h da manhã desta terça-feira, 24, vamos estar sinalizando e fiscalizando tanto na entrada das Paineiras de quem vem do Centro e no outro lado, aqui perto da PRF pra quem vai em direção à Barra, com o rádio a gente vai se comunicando pra dar um certo conforto e causar o menor dano possível”, pontuou o agente da GCM.
Rotas alternativas
Devem ter atenção especial os moradores dos bairros Barra do Imbuí, Quinta da barra, Espanhol, Jardim Féo, Pimenteiras, Jardim Pimenteiras, Golfe, Quebra-Frascos, Caleme, Parque do Imbuí, Cascata do Imbuí, Posse, Salaco, Granja Florestal e região. Outra opção de trajeto é a Rua Dr. Oliveira na Barra do Imbuí, até Pimenteiras onde o motorista acessa a Rua Oscar José da Silva até o Bairro Panorama, por onde motoristas e pedestres terão acesso ao Centro da cidade pela Rua Djalma Monteiro, podendo retornar no mesmo trajeto.