Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cosud reúne governadores do Sul e Sudeste no Rio de Janeiro

No primeiro dia de evento, conferência discutirá o acesso universal ao saneamento nesses estados

O Rio de Janeiro sedia, a partir desta quinta-feira, 02, o 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), reunindo os sete governadores das regiões. Autoridades e especialistas irão discutir temas que atendam demandas econômicas, sociais e ambientais, consolidando a agenda de cooperação entre os governos. No primeiro dia de evento, serão realizadas uma conferência sobre o acesso universal ao saneamento e uma coletiva de imprensa. O encontro será realizado até sábado, 03, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo. “Vamos debater assuntos importantes para os avanços do desenvolvimento econômico e social de todo o Brasil. A nova edição do Cosud retoma as atividades do consórcio, que ficaram paralisadas por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, e aproxima ainda mais os estados do Sul e do Sudeste, que representam 70% do PIB do país”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anfitrião do evento.
Após a abertura do Cosud, às 9h, a conferência “Saneamento: os caminhos para o acesso universal” reunirá, às 10h, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o diretor-presidente da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, com mediação do jornalista Rodolfo Schneider. Às 12h30, os governadores participam de uma coletiva de imprensa.
A parte da tarde será dedicada aos Grupos de Trabalho, onde secretários estaduais e técnicos vão discutir 25 temas, como segurança pública, meio ambiente, educação, saúde e desenvolvimento econômico. Às 18h, os governadores visitam o Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, na Região Portuária.

Confiança do empresário sobe no estado
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 0,6 ponto em fevereiro deste ano. Com o resultado, o indicador atingiu 89,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, e interrompeu uma sequência de quatro quedas seguidas. O ICE consolida os quatro índices de confiança setoriais medidos pela FGV: indústria, comércio, serviços e construção. O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, subiu 1,9 ponto e chegou a 87,9 pontos. Já o Índice da Situação Atual, que avalia a percepção dos empresários sobre o presente, caiu 1 ponto e atingiu 89,9 pontos, menor nível desde fevereiro do ano passado (88,1 pontos). A alta do ICE em fevereiro foi puxada pela confiança do comércio, que cresceu 3 pontos. Apesar do avanço, o setor continua tendo o menor índice de confiança entre os quatro segmentos pesquisados (85,8 pontos). Também teve alta o setor da construção (0,8 ponto), o qual se mantém como o segmento com maior confiança (94,4 pontos). Por outro lado, a indústria recuou 1,1 ponto e atingiu 92 pontos, enquanto os serviços caíram 0,4 ponto e chegaram a 89,2 pontos.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (02/03)
9h – Abertura
10h às 12h30 – Conferência “Saneamento – os caminhos para o acesso universal”
12h30 às 13h – Coletiva de imprensa

Sexta-feira (03/03)
9h30 às 11h30 – Conferência “Reforma Tributária: construindo a reforma necessária”
14h30 – Reunião dos governadores com o presidente da FGV no Palácio Guanabara
15h30 – Coletiva com os governadores após reunião no Palácio Guanabara
17h30 – Visita dos governadores ao Instituto Estadual do Cérebro

Sábado (04/03)9h – Conferência sobre Pacto Federativo
À luz da Constituição de 1988
12h – Apresentação da Carta do Rio de Janeiro pelos governadores dos estados do Sul e Sudeste e coletiva de imprensa
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 13/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Protetoras sem respostas às críticas feitas à gestão municipal

Sesc Alpina recebe mais uma edição da ChocoSerra

Licenciamento de veículos: taxa de emissão do CRLV-e volta a ser cobrada

“Agroturismo”, um convite para novas descobertas em Teresópolis

GAECO/MPRJ obtém bloqueio de R$ 6 milhões do ex-prefeito do município de Carmo e de outros envolvidos em fraude na compra de respiradores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE