Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cosud reúne governadores do Sul e Sudeste no Rio de Janeiro

No primeiro dia de evento, conferência discutirá o acesso universal ao saneamento nesses estados

O Rio de Janeiro sedia, a partir desta quinta-feira, 02, o 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), reunindo os sete governadores das regiões. Autoridades e especialistas irão discutir temas que atendam demandas econômicas, sociais e ambientais, consolidando a agenda de cooperação entre os governos. No primeiro dia de evento, serão realizadas uma conferência sobre o acesso universal ao saneamento e uma coletiva de imprensa. O encontro será realizado até sábado, 03, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo. “Vamos debater assuntos importantes para os avanços do desenvolvimento econômico e social de todo o Brasil. A nova edição do Cosud retoma as atividades do consórcio, que ficaram paralisadas por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, e aproxima ainda mais os estados do Sul e do Sudeste, que representam 70% do PIB do país”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anfitrião do evento.
Após a abertura do Cosud, às 9h, a conferência “Saneamento: os caminhos para o acesso universal” reunirá, às 10h, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o diretor-presidente da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, com mediação do jornalista Rodolfo Schneider. Às 12h30, os governadores participam de uma coletiva de imprensa.
A parte da tarde será dedicada aos Grupos de Trabalho, onde secretários estaduais e técnicos vão discutir 25 temas, como segurança pública, meio ambiente, educação, saúde e desenvolvimento econômico. Às 18h, os governadores visitam o Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, na Região Portuária.

Confiança do empresário sobe no estado
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 0,6 ponto em fevereiro deste ano. Com o resultado, o indicador atingiu 89,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, e interrompeu uma sequência de quatro quedas seguidas. O ICE consolida os quatro índices de confiança setoriais medidos pela FGV: indústria, comércio, serviços e construção. O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, subiu 1,9 ponto e chegou a 87,9 pontos. Já o Índice da Situação Atual, que avalia a percepção dos empresários sobre o presente, caiu 1 ponto e atingiu 89,9 pontos, menor nível desde fevereiro do ano passado (88,1 pontos). A alta do ICE em fevereiro foi puxada pela confiança do comércio, que cresceu 3 pontos. Apesar do avanço, o setor continua tendo o menor índice de confiança entre os quatro segmentos pesquisados (85,8 pontos). Também teve alta o setor da construção (0,8 ponto), o qual se mantém como o segmento com maior confiança (94,4 pontos). Por outro lado, a indústria recuou 1,1 ponto e atingiu 92 pontos, enquanto os serviços caíram 0,4 ponto e chegaram a 89,2 pontos.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (02/03)
9h – Abertura
10h às 12h30 – Conferência “Saneamento – os caminhos para o acesso universal”
12h30 às 13h – Coletiva de imprensa

Sexta-feira (03/03)
9h30 às 11h30 – Conferência “Reforma Tributária: construindo a reforma necessária”
14h30 – Reunião dos governadores com o presidente da FGV no Palácio Guanabara
15h30 – Coletiva com os governadores após reunião no Palácio Guanabara
17h30 – Visita dos governadores ao Instituto Estadual do Cérebro

Sábado (04/03)9h – Conferência sobre Pacto Federativo
À luz da Constituição de 1988
12h – Apresentação da Carta do Rio de Janeiro pelos governadores dos estados do Sul e Sudeste e coletiva de imprensa
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha: Expositores suspensos têm nova chance para atualizar dados

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

TERESÓPOLIS 134 ANOS: Confira a lista dos homenageados da Câmara em 2025

15ª Conferência de Assistência Social de Teresópolis discute ações para atender aos mais vulneráveis

Crise do troco desafia pequenos comerciantes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE