Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: ainda sem previsão de liberação das máscaras em Teresópolis

Secretário de Saúde fala sobre o atual quadro da pandemia no município

Secretário de Saúde fala sobre o atual quadro da pandemia no município

Luiz Bandeira

Cerca de dois anos depois da primeira entrevista com o secretário municipal de Saúde a cerca das medidas de enfrentamento à Covid-19 em Teresópolis, voltamos a conversar com o Antônio Henrique Vasconcelos. Em entrevista nesta segunda-feira, 07, ele traçou um diagnóstico otimista do atual momento da pandemia, porém a autoridade de saúde manteve-se cautelosa quanto à flexibilização das medidas restritivas, assunto que provoca muita polêmica, principalmente por parte dos profissionais que atuam em estabelecimentos comerciais e de entretenimento, ainda impedidos de realizar alguns tipos de eventos com público.
O secretário recebeu a equipe do Jornal O Diário de Teresópolis e Diário TV em seu gabinete de onde comanda a secretaria mais exigida pelo governo na atualidade, por motivos óbvios. Antônio Henrique admitiu que está observando a diminuição drástica dos casos. “Graças a Deus está diminuindo muito, são números que há quinze dias atrás não se imaginava. Hoje nós temos dois pacientes internados e nos últimos sete dias apareceu um paciente que foi pra UPA com Covid, já foi atendido e liberado. Nós temos bastante tranquilidade neste momento”, garante o secretário, que disse ainda acompanhar animado a curvatura descendente dos gráficos que monitoram a pandemia, mas pregando cautela. “Estamos acabando agora o período do Carnaval, embora não tenha tido desfile e a comemoração em si do Carnaval, mas teve feriado, as pessoas foram pra rua, muitas pessoas em Teresópolis, um movimento muito grande e isso é preocupante”, revela Antônio Henrique.
O secretário alertou que quando as pessoas se reúnem há o risco de contaminação e que a equipe da secretaria trabalha sobre estes dados e que é preciso aguardar os quinze dias de janela imunológica para ver se haverá um crescimento nos casos de contaminação por Coronavírus por conta do feriado de Carnaval.

“Na reunião do gabinete de crise nós explicamos a atual situação dos profissionais de saúde. Todos eles estão há mais de dois anos trabalhando de forma intensa, estão esgotados, ter uma curva ascendente nesse momento é muito ruim, nossa capacidade não é a mesma de dois anos atrás, então essa é uma preocupação muito grande”, alerta.

Imunização
O combate ao Coronavírus continua com a vacinação avançando agora para o público de cinco anos, com a primeira dose. O secretário reforçou que a vacinação é muito importante. “Nós acreditamos que daqui a pouco nós vamos ter a quarta dose, estamos ainda em dose de reforço, a chamada terceira dose, mas esse ano vai ter outro calendário para a revacinação de todo mundo. A vacina salva, a única explicação para a diminuição dos casos é a vacinação”, prega o secretário.

Flexibilização
As reuniões periódicas do gabinete de crise, criado pelo governo municipal e integrado por servidores de várias secretarias e demais autoridades, decidem as medidas a serem tomadas junto a população no combate a Covid-19. “Nós estamos acompanhando o número de internações, nós temos um único hospital hoje, e basta. Nós temos dois pacientes internados, estamos trabalhando para transformar a ala Covid que ocupa hoje nove leitos de UTI, trazer ela para uma ala pequena, até porque o número de pacientes é muito menor e nessa outra ala que era Covid, abrir leitos de UTI para a cidade porque a cidade precisa muito de UTIs clínicos, então trabalhamos junto ao HCT para fazer isso”. O secretário destacou também que de acordo com a diminuição no número de internações mais flexibilizações podem acontecer. “O que a gente pede pra sociedade agora é cautela, não abrir mão do uso das máscaras, a gente não recomenda essa flexibilização que vem acontecendo em alguns estados, o Rio de Janeiro vem trabalhando nisso, mas a gente vê que não é o momento. Vamos aguardar os números agora depois do feriado de Carnaval, aí sim a gente vai emitir um parecer geral, que pode sugerir uma liberação geral em espaços abertos e uso de máscaras em espaços fechados, mas a gente ainda está estudando isso”.

Centro de testagem
O secretário de Saúde nos confidenciou que haverá mudança no Centro de Testagem do Pedrão, já que não há mais a necessidade de mobilizar o espaço para testes Covid-19. “A unidade do Pedrão que testava 200, 300 pessoas por dia, hoje está com uma média de 15 a 20 testes por dia e destes testes três ou quatro positivam. Estamos até pensando em reduzir aquela unidade, trazer ela para um lugar menor porque não justifica ter aquela mobilização toda pelo número de testes realizados, caso retroceda a gente volta com os testes no Pedrão. Até semana que vem a gente vai ter novidade sobre aquela unidade” pontuou Antônio Henrique.

Outras doenças
O secretário garantiu que mesmo diante do desafio de conter a pandemia a município mantém os cuidados contra outras doenças. “A vigilância ambiental está fazendo o acompanhamento das arboviroses como a Dengue. É comum nessa época termos alguns casos de Dengue, mas nós estamos acompanhando de perto, fazendo o controle do mosquito que é o transmissor da doença. Estamos fazendo a vacinação de calendário comum das crianças e também estamos preocupados com a Febre Amarela, recentemente nós tivemos um surto grande de Febre Amarela, já que nós temos grandes áreas de mata aqui, então daqui a pouco nós vamos intensificar essa vacinação de Febre Amarela que muito importante para a população, principalmente, para aqueles não vacinados. Vale lembrar que essa vacina tem duração de dez anos”, explica.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE