A partir desta terça-feira, 05, o aplicativo “Minha Saúde” passará a liberar resultados para os pacientes que fizeram o exame RT-PCR, com coleta por meio de swabs (cotonetes). O teste é considerado de máxima precisão para indicar a presença, ou não, do coronavírus no organismo, desde que seja feito na primeira semana de sintomas. O material é analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (LACEN-RJ) e laboratórios conveniados. O resultado é liberado em dez dias, em média, de acordo com a demanda.
Lançado no dia 8 de junho pelo governo municipal e desenvolvido pela Lemobs®, startup incubada na COPPE/UFRJ, o aplicativo está disponível, gratuitamente, nos sistemas Android e IOS, podendo ser acessado pelo site appminhasaude.com.br, onde é encontrado o passo a passo do acesso. A ferramenta também permite realizar o monitoramento dos sintomas de Covid-19 e estabelece contato direto entre o cidadão e o serviço de saúde do município.
Os exames RT-PCR para pacientes sintomáticos são feitos, após avaliação, nas seguintes unidades: – Centro de Atendimento no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211) e EPEM (Rua Dr. Aleixo, 85) na Várzea, todos os dias da semana, de 8h30 as 17h30. – Centro de Triagem e Testagem na Unidade Primária de Saúde do Rosário (Rua São Pedro, 575), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. – Unidade Móvel do Caleme, na Igreja Nossa Senhora da Paz (Estrada do Triunfo), segunda a sexta, das 8h às 17h.