Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Nova Friburgo voltou a determinar o fechamento do comércio não essencial. A decisão foi tomada na última sexta-feira (17) e passa a valer a partir de hoje (20).
A prefeitura tomou a decisão de voltar à bandeira vermelha depois de perceber que a ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) chegou a 75% da capacidade para atendimento a pacientes com covid-19.
De acordo com decreto municipal de 1º de julho, o processo de reabertura do comércio de Nova Friburgo prevê, de acordo com avaliações semanais da situação dos leitos de UTI, que a bandeira vermelha (a mais restritiva) seja aplicada quando a ocupação desses leitos superar 70%.
🚩 INDÚSTRIAS: funcionarão com capacidade de mão de obra de até 50%;
🚩 COMÉRCIOS: será restrito às atividades essenciais dos segmentos já autorizados;
🚩 RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES: os restaurantes e lanchonetes funcionarão de forma excepcional, com suas atividades executadas por meio das modalidades de delivery e retirada no estabelecimento com o produto embalado, proibido o consumo no local. Os estabelecimentos sediados no interior de hotéis, pousadas e similares funcionarão apenas para os hóspedes e colaboradores. Os bares permanecerão fechados.
🚩 SHOPPINGS: suas atividades deverão ser suspensas, inclusive da praça de alimentação;
🚩 HOSPEDAGENS: fica terminantemente vedado o funcionamento dos meios de hospedagem, como hotéis, pousadas, motéis, plataformas digitais ou aplicativos para entrantes e/ou reservados.