Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Pfizer e BioNTech começam a testar vacina em grávidas

Gestantes têm risco maior de desenvolver a forma grave da doença, apontam estudos

A Pfizer e a BioNTech iniciaram um estudo internacional com quatro mil voluntárias para avaliar a segurança e a eficácia de sua vacina contra a Covid-19 em mulheres grávidas saudáveis, anunciaram as empresas nessa quinta-feira, 18. Mulheres grávidas têm risco maior de desenvolver a Covid-19 grave, e muitas autoridades de saúde pública já recomendaram que algumas mulheres em profissões de alto risco tomem vacinas contra o coronavírus mesmo sem provas de que o imunizante é seguro para elas. O vice-presidente sênior de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento da Pfizer, William Gruber, disse em entrevista que a companhia pode ter os resultados até o quarto trimestre de 2021.  Ele afirmou que os dados até agora sugerem que mulheres grávidas com a Covid-19 têm taxas mais altas de doença grave.

Elas também registram índices mais altos de complicações na gravidez, como nascimento prematuro, quando comparadas com mulheres grávidas não infectadas pelo novo coronavírus. O risco aumentado é o motivo pelo qual as agências reguladoras norte-americanas e conselheiros de saúde pública "estão interessados em conduzir o estudo – para que as pessoas possam ter as informações completas sobre o perfil de segurança", disse Gruber. Na semana passada, os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos pediram maior inclusão de mulheres grávidas e lactantes em pesquisas de vacinas da Covid-19.

Fiocruz recebe mais vacinas
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber até o fim da próxima semana mais dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. O material, que já vem pronto para ser aplicado, foi produzido pelo Instituto Serum, da Índia. A Fiocruz fará apenas a rotulagem para distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações. Mais oito milhões de doses estão previstas pelo acordo com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum, mas ainda não há data prevista para o recebimento. Em janeiro deste ano, a Fiocruz já havia recebido dois milhões de doses da vacina. A estratégia de receber doses prontas é uma iniciativa paralela à produção própria feita pela Fiocruz, a partir da importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estufa com 38 quilos de maconha é encontrada em Teresópolis

CBF: Polícia prende grupo que desvia materiais da Granja Comary, em Teresópolis

Duas novas exposições na Casa da Memória em Teresópolis

Câmara de Teresópolis realiza audiência pública sobre autismo

Evento gratuito reúne empreendedores e promove rodada de negócios em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE