Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cuidados básicos podem evitar a proliferação de doenças

População precisa fazer sua parte na prevenção de epidemias

Marcus Wagner

Diante de uma grande preocupação com a possibilidade do coronavírus se tornar epidemia no Brasil, é importante não deixar de lado os cuidados com outras doenças que são mais perigosas e já fazem vítimas no país. Dengue, Zika, Chikungunya são transmitidas através do mosquito Aedes aegypti que se prolifera através do descuido com locais onde se acumula água parada. Para o sarampo, estar em dia com a vacinação é imprescindível. Já para o próprio coronavírus, cuidados simples de higiene são indicados na prevenção, como lavar as mãos.
De acordo com o médico Luiz Ribeiro, mesmo com o crescimento do número de casos de coronavírus, não é necessário criar pânico, mas é importante que cada um faça sua parte para que não ocorram casos de epidemias cruzadas no país.
“Todos os países do mundo correm o risco de ter epidemia do coronavírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já está perto de declarar pandemia. O coronavírus sempre existiu entre nós, só que essa variação chamada Covid-19 é muito mais letal. É evidente que temos que ter cuidado, mas sem pânico, porque trata-se de mais uma endemia, que são doenças que sempre estão presentes. Por exemplo, a meningite que registra 3 a 4 casos por ano em Teresópolis. No Brasil, de dezembro a fevereiro, tivemos 90 mil casos dengue confirmados com 114 mortes. Então é muito mais grave para nós”, disse.

Teresópolis registrou em 2019 um recorde de casos de Chikungunya, chegando a 273 registros e este ano já há casos confirmados de dengue. Diante desta realidade, o Dr. Luiz Ribeiro lembra que há medidas básicas a serem tomadas: “Arboviroses são doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti. Eu pergunto: vocês estão colocando borra de café na água que fica nas plantas? Estão vendo se tem pneu jogado em terreno próximo da sua casa acumulando água? É fundamental fazermos isso. Em Teresópolis há pouco tempo não tínhamos isso, hoje já temos muitos casos de dengue. Se você for calcular o número de pessoas que tem dengue versus a população do município, é muito alto. Então temos que ter uma atitude mais firme nestas questões”.

Vacinação contra o Sarampo
“Nós temos algumas doenças que são endêmicas em nosso meio, temos a febre amarela e o sarampo para as quais já existem vacina e a gripe em diversos tipos de vírus influenza, essa vacinas precisam ser tomadas. Temos casos de sarampo em Teresópolis e já ocorreu uma morte no estado do Rio de Janeiro. É uma doença que pode causar problemas graves, ela é evitável. Basta você ir ao posto de vacinação e tomar sua vacinação. Os governos municipal e estadual precisam levar essa informação principalmente as escolas”. 

Evitar fake news
“Tanto o sarampo quanto a febre amarela estão aqui entre nós, para esses existe a vacina. Temos casos de influenza, da gripe comum e você pode se vacinar. Não ente nessas histórias de que vacina faz mal. Essas mensagens são fakes que prejudicam muito. Todas essas viroses e arboviroses atacam e causam problemas reais em pessoas que estão com alguma deficiência no sistema imunológico, nas gravidas, nas crianças com menos de seis meses de idade e fundamentalmente nas pessoas idosas. A única forma de proteger essas pessoas é tomando a vacina”, alertou o médico.

Medidas contra o coronavírus
“Para as doenças que não tem vacina, é fazer as coisas mais simples. Contra o coronavírus, por exemplo, você tem que lavar bem as mãos, com cuidado debaixo das unhas e entre os dedos. Lave as mãos o maior número de vezes possível. Se estiver gripado, nunca espirre sobre a mão, use o antebraço. Os sintomas são iguais para quase todas as doenças que eu citei: febre, dor de cabeça, coriza, espirros e tosse. A febre é sempre baixa. Se uma pessoa que veio de fora do país e estiver gripada, precisa se afastar e se você tiver contato com uma pessoa, faça a sua própria quarentena, não compartilhe talheres e utensílios com ninguém durante 14 dias”, explicou Luiz Ribeiro.  

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

Opções gastronômicas para curtir o friozinho em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE